Campo Maior: celebrações da Quaresma começam com a Procissão dos Passos dia 17

Foto arquivo

Nesta época de Quaresma e até à Páscoa, Campo Maior tem várias celebrações religiosas que começam já no dia 17, prolongando-se até 1 de abril.

O pároco de Campo Maior, Rodrigo de Sousa Oliveira, recorda o simbolismo desta época, para todos os cristãos. “A Páscoa é o centro da vida cristã, onde celebramos a ressurreição de Jesus Cristo e comemoramos a sua vitória de Jesus sobre a morte e é de onde surge toda a vida da igreja”.

A procissão dos Passos, marcada para dia 17 deste mês, é a primeira celebração religiosa, que sairá da Igreja Matriz pelas 16 horas, e “pretende reviver o percurso de Jesus Cristo até ao Calvário”.

Já no dia 22 celebra-se o Dia Nossa Senhora das Dores, com uma procissão em sua honra, às 21 horas, tem saída da Igreja de São João Baptista, com o objetivo de relembrar “as dores e sofrimento de Nossa Senhora ao ver o seu filho, no percurso até ao Calvário”.

Já no dia 24, Domingo de Ramos, são benzidos os ramos à porta da igreja de São João Baptista, às 10.30 horas, seguindo-se às 11.45 horas a procissão em direção à Igreja Matriz, onde será celebrada a Eucaristia.

A celebração do lava-pés está marcada para dia 28, às 19 horas, na igreja Matriz, onde no dia seguinte, dia 29, haverá a adoração da Cruz, pelas 15 horas e ainda a Procissão do Enterro do Senhor, às 21 horas.

O padre Rodrigo de Sousa Oliveira adianta que no domingo de Páscoa, 31 de março, haverá “Eucaristia alusiva à ressurreição do Senhor, às 9 horas, na Igreja Matriz.

Paralelamente a estas celebrações, decorrem as cerimónias religiosas em honra de Nossa Senhora da Enxara, que começam no dia 23, com a Procissão da imagem da Santa de Ouguela até à Enxara, às 21 horas; no dia 31 é celebrada a missa no Santuário de Nossa Senhora da Enxara, às 16 horas; já no dia 1 de abril tem lugar a missa de encerramento no Santuário às 16 horas, seguida de procissão às 17 horas.