Legado de Vasco Santana no arranque da Mostra de Cinema de Elvas

A primeira edição da RONCA – a Mostra de Cinema de Elvas começa este sábado sábado, 2 de março, no Auditório São Mateus, com início às 16 horas, com uma conversa sobre o legado de Vasco Santana e a musicalidade do cinema português.

Luís Eduardo Graça, diretor artístico desta mostra, revela que esta retrospetiva a Vasco Santana, que é um marco na cultura portuguesa”, pretende “mostrar os filmes produzidos durante a ditadura, como satirizavam o Estado Novo e se libertavam da censura”, considerando ser “interessante, numa altura em que se assinalam os 50 anos do 25 de abril”.

Luís Eduardo Graça diz ainda ser importante demonstrar às pessoas “as várias vertentes cinematográficas, dando uma outra perspetiva da sétima arte”.

Ainda esta tarde, será exibida “A Canção de Lisboa”, de Cottinelli Telmo, pelas 21 horas, seguindo-se a atuação especial dos Rumo ao Sul. Já amanhã, domingo, 3 de março, também no Auditório São Mateus, pelas 17 horas, terão estreia, em Elvas, cinco curtas-metragens de estudantes de cinema de todo o país.