Agricultores cortam trânsito na A6 entre Portugal e Espanha

A A6, na fronteira do Caia, tem estado cortada nos dois sentidos, entre Portugal e Espanha, com viaturas ligeiras que impedem o trânsito, devido ao protesto dos agricultores desta quinta-feira, 1 de fevereiro.

A Estrada Nacional (EN) 4, junto a Elvas, esteve também temporariamente cortada ao trânsito esta manhã, sendo que o trânsito esteve bloqueado, uma vez que os tratores circularam em marcha lenta, entre Varche e Elvas. No nó de acesso, em Varche, à A6, o acesso esteve também bloqueado pelas viaturas.

Por outro lado, nem o acesso pela Ajuda, em Elvas, a Olivença, nem pelo Retiro, em Campo Maior, a Badajoz, estão cortados ao trânsito.

Oriundos de vários concelhos, quer do distrito de Portalegre, quer do de Évora, os agricultores começaram a concentrar-se por volta das cinco da manhã, em Varche, sendo que o protesto terá começado perto das seis e meia.

Os agricultores manifestam-se pelo direito à alimentação adequada e à valorização da atividade. Este é um protesto que se estende a outras zonas do país, sendo que, em causa está uma iniciativa do Movimento Civil de Agricultores, que decorre um dia depois de o Governo ter anunciado um pacote de mais de 400 milhões de euros, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).