Monforte: Anta do Belo alvo de escavações arqueológicas

Já decorreu a primeira campanha de escavações arqueológicas na anta do Belo, situada na freguesia e concelho de Monforte.

Este monumento funerário de pequenas dimensões, do período Neolítico, foi intervencionado “por uma equipa de arqueólogos e estudantes de arqueologia pertencentes ao Município de Monforte e à Universidade de Évora, entidades que colaboram desde há vários anos ao abrigo de um protocolo institucional, como nos referiu o presidente da câmara”, Gonçalo Lagem.

A Paróquia e a Santa Casa da Misericórdia de Monforte foram também entidades parceiras, fundamentais no apoio logístico de alojamento e alimentação fornecidos à equipa. Colaboraram ainda nestes trabalhos três jovens estudantes de Monforte, enquadrados no programa OMTJ.

“Embora os materiais identificados sejam escassos, recolheram-se pequenas lascas de sílex e quartzo, cerâmica manual e de roda e pequenos fragmentos de metal. Depois de recolhidos, estes materiais são transportados para outro local para uma análise mais detalhada”, garantiu o presidente.

A anta do Belo é um dos mais pequenos monumentos funerários até agora intervencionados no concelho de Monforte e um dos testemunhos mais antigos e menos frequentes dessa época identificados até agora.