A afluência às urgências, em todo o país, não pára de aumentar, o que pressiona também os internamentos, sendo que, ao longo desta semana, têm-se acentuado os constrangimentos nas urgências hospitalares, com quatro vias verdes comprometidas entre os 38 serviços com limitações.
Na região, os constrangimentos, até sábado, 30 de dezembro, estão apenas previstos para o Hospital do Espírito Santo, em Évora, nas urgências de pediatria e medicina interna.
Não só no sentido de reduzir a afluência às urgências, mas também para que as pessoas possam ter uma indicação médica, a diretora clínica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Vera Escoto apela às pessoas para que, antes de se dirigirem a qualquer unidade de saúde, liguem para a linha Saúde 24. “É muito importante que, antes de ir ao centro de saúde ou à urgência, porque se tem uma dor, se ligue para a Saúde 24, porque eles vão dar uma indicação: ‘tome um medicamento e vá amanhã ao centro de saúde; vá ao centro de saúde agora; dirija-se à urgência amanhã’, isso é muito importante, porque já vêm com esta indicação”, explica.
Nesta época de frio, a médica aconselha ainda que, quando há necessidade de sair à rua, as pessoas o façam agasalhadas.
Até sábado, 30 de dezembro, de acordo com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, serão 45 unidades do país a funcionar em pleno, sendo que, nesta época festiva, à recusa dos médicos em realizarem mais horas extraordinárias somam-se as férias de muitos profissionais.