Campo Maior: concerto de aniversário da Banda 1º de Dezembro no Museu Aberto

A Banda 1º de Dezembro de Campo Maior celebra esta sexta-feira, 1 de dezembro, feriado da Restauração de Independência, os 87 anos desde a sua fundação, com um concerto no Museu Aberto da vila.

Este concerto, com início marcado para as 16 horas, será, por um lado, dedicado à paz e, por outro, ao “desenvolvimento”. “Queremos mostrar que, de facto, o trabalho que estes músicos têm feito tem sido para desenvolver e abrir expectativas, não só a miúdos, a jovens, mas também a adultos e seniores”, revela Francisco Pinto, que dá conta que, neste momento, na Escola da Banda há um senhor com 67 anos a começar a aprender música e uma senhora de 52 que já aprendeu e que já se vai fazer solos.

A par da 5ª Sinfonia de Beethoven, neste concerto serão interpretados temas como “Moment for Morricone” e músicas de filmes como “Gladiador” e “Missão Impossível”. Todos aqueles que comparecerem neste espetáculo “vão ver a banda a atuar de uma forma totalmente diferente”, assegura o maestro.

As comemorações prosseguem no sábado, dia 2 de dezembro, com a realização do III Encontro Transfronteiriço de Bandas. Desta vez, o evento, com início marcado para as 17 horas, decorre no edifício polivalente de Degolados, inserido na programação da segunda feirinha de natal, promovida pela Junta de Freguesia. Neste encontro, junta-se à banda campomaiorense a de Albuquerque, sendo que as duas vão subir a palco e tocar ao mesmo tempo.