Campo Maior: Museu Aberto palco do concerto dos 87 anos da Banda 1º de Dezembro

Foi com um concerto no Museu Aberto de Campo Maior, que a Banda 1º de Dezembro assinalou esta tarde de sexta-feira, 1 de dezembro, os seus 87 anos.

O presidente da Banda, José Nicolau, enaltece “o esforço” que a Banda, pela qual tem “muito carinho”, tem feito para que a melhoria seja uma constante, demonstrando-se “muito feliz” com o trabalho que tem desenvolvido até aos dias de hoje.

As comemorações começaram pela manhã, altura em que foi hasteada a bandeira, na sede da banda, seguindo-se uma arruada por algumas ruas da vila, com paragem na estátua do Comendador Rui Nabeiro, onde a banda tocou a marcha do Comendador, em sua homenagem.

O maestro Francisco Pinto, visivelmente emocionado, afirma que está “muito orgulhoso” do trabalho que tem sido realizado, por todos, admite que “estão todos contentes por estar em palco a tocar para o público”.

Em palco estiveram 28 músicos da Banda 1º de Dezembro, a interpretar diferentes vertentes da música, desde fado, canto lírico e sinfonias. Francisco Pinto recorda que amanhã, sábado, 2 de Dezembro, haverá concerto em Degolados, com a Banda de Albuquerque, que terá “outro reportório e outra forma de estar em palco”.

Para presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, este “é um dia muito importante para todos os campomaiorenses”, destacando “o trabalho de todos os músicos, que mantêm viva esta associação, que é uma das que tem mais longevidade no concelho”.

Depois do concerto comemorativo dos 87 anos da Banda 1º de Dezembro, foram distinguidos quatro músicos: os três elementos mais novos na banda e também o músico mais velho.

Monforte: espetáculos de dança e música animam Mercadinho de Natal (c/fotos e vídeos)

Depois de ontem a chuva intensa, que se fez sentir, ter impedido a inauguração do Mercadinho de Natal, em Monforte, esta sexta-feira, 1 de dezembro, a Praça da República da vila encheu-se de magia natalícia, com esta iniciativa.

Depois de um workshop de bolachas de Natal, esta manhã, a tarde, em Monforte, foi animada por dois espetáculoS de Ballet e um de Dança Contemporânea, seguiu-se a atuação do Grupo Roncas D’ Elvas.

Até domingo, 3 de Dezembro, não falta animação na Praça da República de Monforte, com várias atividades desportivas e culturais. No decorrer do evento os mais pequenos têm ao seu dispor, entre outros, a Casa do Pai Natal com os seus Duendes Mágicos, pinturas faciais, moldagem de balões, bolas de sabão e tatuagens de glitter.




Arronches: o segundo concelho do país com melhor qualidade de vida

Arronches foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, o segundo melhor município do país, no que à qualidade de vida diz respeito, num estudo realizado, e recentemente divulgado, pela Marktest.

Naturalmente “muito satisfeito”, o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, assegura que esta distinção resulta de um trabalho conjunto, quer com as forças de segurança, através da GNR e dos Bombeiros Voluntários, que fazem deste um dos concelhos “mais seguros” de Portugal, quer com as várias associações e instituições locais. “É sinal que estamos a trabalhar bem, no bom caminho”, começa por dizer o autarca.

“Com esta distinção, quem nos visita, sabe que vem para um destino que é seguro, onde que se vive bem, onde que temos todas as infraestruturas disponíveis ao serviço da população, seja a nível cultural, seja a nível desportivo ou em termos de turismo, onde temos uma natureza que merece ser desfrutada”, acrescenta João Crespo.

Este “prémio”, para o autarca, acaba ainda por ser um “motivo de atração”, para quem possa estar interessado em querer vir a residir em Arronches: “têm a certeza que vêm para um concelho onde se vive, naturalmente, bem”.

Tendo alcançado a pontuação total de 14,4, numa escala de 1 a 20, Arronches ficou, neste ranking, apenas atrás de Manteigas, que obteve 14,9 pontos. A fechar o pódio, encontra-se Porto Moniz, com 14,3 pontos.

Campo Maior: “Animação de Leitura” na Biblioteca Municipal João Dubraz

A Biblioteca Municipal João Dubraz, em Campo Maior, organiza durante as próximas semanas a iniciativa “Animação de Leitura”, dirigida aos alunos do pré-escolar e 1º e 2º anos do 1º ciclo.

Desta forma, a vereadora São Silveirinha, no dia 30 de novembro, esteve presente para ouvir a dinamização de leitura da história “Casa”, de Patricia Hegarty.

Depois de falarem sobre as casas dos animais da história, as crianças, através da sua criatividade, desenharam, recortaram e colaram as suas casas numa parede ilustrativa.

Esta foi mais uma iniciativa inserida na programação do 30.º Aniversário da Biblioteca Municipal João Dubraz.

Saiba como reduzir o peso das dívidas na rubrica da DECO

Reduzir o peso das dívidas pode aliviar e bastante o orçamento mensal ou os juros a pagar.

Saiba como pode poupar e como antecipar o pagamento do crédito à habitação, pessoal, automóvel, cartão de crédito e a descoberto.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Campo Maior: concerto de aniversário da Banda 1º de Dezembro no Museu Aberto

A Banda 1º de Dezembro de Campo Maior celebra esta sexta-feira, 1 de dezembro, feriado da Restauração de Independência, os 87 anos desde a sua fundação, com um concerto no Museu Aberto da vila.

Este concerto, com início marcado para as 16 horas, será, por um lado, dedicado à paz e, por outro, ao “desenvolvimento”. “Queremos mostrar que, de facto, o trabalho que estes músicos têm feito tem sido para desenvolver e abrir expectativas, não só a miúdos, a jovens, mas também a adultos e seniores”, revela Francisco Pinto, que dá conta que, neste momento, na Escola da Banda há um senhor com 67 anos a começar a aprender música e uma senhora de 52 que já aprendeu e que já se vai fazer solos.

A par da 5ª Sinfonia de Beethoven, neste concerto serão interpretados temas como “Moment for Morricone” e músicas de filmes como “Gladiador” e “Missão Impossível”. Todos aqueles que comparecerem neste espetáculo “vão ver a banda a atuar de uma forma totalmente diferente”, assegura o maestro.

As comemorações prosseguem no sábado, dia 2 de dezembro, com a realização do III Encontro Transfronteiriço de Bandas. Desta vez, o evento, com início marcado para as 17 horas, decorre no edifício polivalente de Degolados, inserido na programação da segunda feirinha de natal, promovida pela Junta de Freguesia. Neste encontro, junta-se à banda campomaiorense a de Albuquerque, sendo que as duas vão subir a palco e tocar ao mesmo tempo.

Degolados: natal celebrado este sábado com feira no polivalente

O salão polivalente de Degolados volta, amanhã, sábado, dia a 2 de dezembro, a ser palco de uma feirinha de natal, organizada pela junta de freguesia.

Esta é a segunda edição do evento, recorda a secretária da junta, Olga Madeira, que adianta que o evento contará com oferta de prendas às crianças, várias atividades, como espetáculos de dança e teatro, e ainda uma mostra de artesanato: tudo na presença do Pai Natal.

A feira abre às 10 horas, prolongando-se até às 19 horas. Conheça toda a programação do evento no cartaz abaixo:

Elvas já se “transformou” em “Cidade Natal”

Ainda que a chuva tenha impedido, ao final da tarde desta quinta-feira, 30 de novembro, a realização da cerimónia oficial de abertura do evento, a Praça da República, em Elvas, é já uma “Cidade Natal”.

O coração da cidade vai estar animado, até 7 de janeiro, com o mais diverso tipo de atividades, onde para os mais pequenos não faltam o carrossel parisiense, uma mini roda gigante, um comboio infantil, a Aldeia do Pai Natal e a Fábrica dos Brinquedos. A par disso, há stands para venda e mostra de produtos, na Feira de Natal, sendo a grande novidade, este ano, a pista de gelo, que ocupa grande parte do tabuleiro da Praça da República.

Serão, lembra o vereador na Câmara de Elvas Cláudio Monteiro, “39 dias de pura animação e magia”, que incluem uma programação com “mais de 80 iniciativas”. E, “faça chuva, faça sol”, acrescenta, o evento está inaugurado. “Acho que estão todos os requisitos reunidos para que seja um sucesso esta segunda edição do ‘Elvas Cidade Natal'”, acrescenta.

No que toca à pista de gelo, Cláudio Monteiro garante que esta é uma infraestrutura que, à semelhança do que acontecia antigamente no coliseu, tem sempre muita procura. “Temos tido muitos grupos a querem marcar, para vir cá, sejam grupos do outro lado da fronteira, sejam grupos portugueses”, revela. Assegurando que “Elvas Cidade Natal” vai muito para além de tudo aquilo que acontece na Praça da República, uma vez que haverá, em todos os espaços municipais as mais diversas atividades, é também um “contributo”, nesta altura do ano, para o comércio local.

Neste evento, a Câmara Municipal de Elvas investiu cerca de 300 mil euros, contando com o apoio de cerca de 40 associações do concelho, na organização das mais diversas iniciativas previstas até 7 de janeiro.

As iniciativas programadas, no âmbito do evento, incluem, entre outros, a tradição do presépio no Adro da Sé, os concertos natalícios e a realização do Presépio ao Vivo, assim como a possibilidade de realizar viagens no comboio turístico decorado com motivos natalícios.

“Cozinha dos Ganhões”: fim de semana de “boa comida” e muita animação em Estremoz

Considerado um dos maiores certames gastronómicos da região, a “Cozinha dos Ganhões” está de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, onde decorre até domingo, 3 de dezembro.

O evento, inaugurado ao final da tarde desta quinta-feira, 30 de novembro, como recorda o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, decorre em simultâneo com mais uma edição da Feira da Caça e Pesca. O autarca diz ainda ser “com muito orgulho” que a autarquia volta a promover o evento.

“Vamos ter um fim de semana de boa comida, de animação, de voltar um pouco às origens, com o ambiente das tasquinhas, com ambiente festivo, com programação virada para esse efeito”, assegura o autarca, que destaca também a participação, no evento, dos restaurantes, doceiros e artesãos do concelho, a par de algumas associações e instituições.

Para João Grilo, presidente da Câmara de Alandroal, presente na cerimónia de abertura, este é um dos “principais eventos dinamizadores” da região. Também para o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, todos os eventos que aconteçam na região “são importantes” para esta zona dos mármores.

Estão a participar no evento, que conta com entrada gratuita, oito restaurantes e quatro doceiros.

Esta sexta-feira, a “Cozinha dos Ganhões” abre portas ao meio-dia. O grande destaque dos espetáculos musicais de amanhã vai para os “De Moda em Moda”, às 22h30.

As imagens da inauguração para ver aqui.

Roncas d’Elvas esta sexta-feira à tarde no Mercado de Natal de Monforte

O Mercado de Natal de Monforte, que é inaugurado esta sexta-feira, 1 de dezembro, na Praça da República, pelas 10h30, ao som da Trupe Euterpe, conta hoje com um conjunto de atividades para o público.

Para além de um Workshop de Bolachas de Natal com Silvia Cakes, a partir das 10h30, destaque também para um espetáculo de Ballet e Dança Contemporânea, pelo EsPasso de Dança de Catarina Miranda, às 15 horas.

Pelas 16 horas, é o Estúdio de Dança Rita Trindade que apresenta ao público um espetáculo de Ballet. Meia hora depois, atua o grupo das Roncas d’Elvas.