Campo Maior com projeto-piloto para compostagem comunitária e doméstica

Numa iniciativa integrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, o Centro Comunitário de Campo Maior recebeu a sessão de apresentação do “Projeto-Piloto para Compostagem Comunitária e Compostagem Doméstica”, um projeto que o Município pretende implementar no concelho nos próximos anos.

Para o arranque da fase inicial do projeto, em que se pretende implementar a compostagem, foi efetuada e aprovada a candidatura ao Programa “RecolhaBio”, financiado pelo Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente, através da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. Com esta candidatura foi possível adquirir 150 compostores domésticos, duas ilhas de compostagem comunitária e 876 baldes de sete litros para a recolha doméstica dos Biorresíduos.

Nesta sessão, na qual participou o presidente Luis Rosinha, foi explicado aos presentes a forma como, até final do ano, poderão por em prática a Compostagem Doméstica, contribuindo assim para a redução dos resíduos indiferenciados enviados para aterro. Esta apresentação contou também com a presença de elementos da empresa BioRumo, que no âmbito do Programa “RecolhaBio” prestou apoio na implementação deste projeto de Compostagem Doméstica e Comunitária.

Numa fase inicial, e até ao fim do ano, o projeto-piloto para a Compostagem Comunitária irá ser implementado na freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados. Os interessados em aderir à Compostagem Doméstica, que residam nas Freguesias de Nossa Senhora da Expectação e de São João Baptista, podem fazer a sua inscrição e ficar a conhecer as regras de adesão e utilização através do link: https://bit.ly/3QRSwi3

Os munícipes foram informados sobre as alterações que irão ser feitas ao Sistema de Recolha de Resíduos para cumprimento das metas impostas até ao ano 2030 pelo PERSU 2023 – Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos 2030.

Fonte: Município de Campo Maior