Militares de Elvas que perderam a vida em combate homenageados em Dia de Finados

Os combatentes sepultados nos cemitérios de Elvas foram homenageados na manhã desta quinta-feira, 2 de novembrom em Dia de Finados, pelos Núcleo da Liga dos Combatentes.

Com esta cerimónia, “singela, mas carregada de sentimento”, explica o presidente do núcleo de Elvas, o tenente-coronel Luís Franco, procura-se, acima de tudo, “não deixar cair em esquecimento” quem foram estas pessoas.

Luís Franco assegura ainda que a celebração não deixa de ter “o seu brilho e significado”, mesmo sem a habitual presença dos militares do Regimento de Cavalaria nº 3 de Estremoz. A esperança é que, num futuro próximo, os militares possam estar de regresso a esta cerimónia. “Gostaríamos de ter a tropa presente, porque dá outro impacto, mas este ano, foi esta a decisão que o Exército tomou, o que nos ultrapassa”, diz ainda.

Para o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, a participação nesta homenagem àqueles que morreram em combate, a defender Portugal é “o mínimo” que o município pode fazer. “É uma cerimónia que se repete, com muita qualidade e felicito a associação dos militares, por nunca se esquecer deste momento, que é um momento extremamente importante”, diz ainda.

Para além do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes e a Câmara Municipal, estiveram representados, nesta cerimónia, junto ao Talhão do Combatente, o Museu Militar de Elvas, a Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo, a Delegação de Fuzileiros de Juromenha/Elvas, para além de várias juntas de freguesia do concelho.