Filme de animação “Nayola” pré-selecionado para os Óscares 2024

O filme “Nayola”, de José Miguel Ribeiro, é um dos quatro candidatos a votação na Academia Portuguesa de Cinema, no processo de selecção para os Óscares de 2024.

Nayola foi produzido pela Praça Filmes, uma produtora nacional, sediada em Montemor-o-Novo, estreou em 2022 e conta a história de três gerações de mulheres angolanas, vítimas da guerra civil.

Este filme foi produzido por uma equipa com mais de 100 pessoas, tendo cinco países envolvidos,  tendo demorado cerca de nove anos a ser produzido. Para o diretor do filme, José Miguel Ribeiro, este foi um projeto “muito ambicioso”, pelo que este é “um reconhecimento do trabalho feito”.

A obra cinematográfica vai ser ainda “exibida em Ottawa, no Canada, a competir num dos maiores festivais de animação da América do Norte”, informa o diretor, dizendo ainda que está previsto ser exibido no Brasil também.

José Miguel Ribeiro revela ainda que o facto de este filme de animação ser candidato na Academia Portuguesa de Cinema para possível seleção para os Óscares “dá visibilidade não só à produção portuguesa, mas também aos filmes do género”.

Filme de animação “Nayola” que é candidato a representar Portugal na categoria de Melhor Filme Internacional, nos Óscares 2024. A par de “Nayola”, estão também pré-selecionados os filmes: Légua, de Filipa Reis e João Miller Guerra; o díptico “Mal Viver” e “Viver Mal”, de João Canijo.