Inclusão e integração: as palavras-chave de mais um Encontro de Atletismo Adaptado

É já amanhã, quarta-feira, 8 de maio, que o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas volta a ser palco de um Encontro de Atletismo Adaptado, promovido pela Associação Portuguesa de Pais e Amigo do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas e inserido na programação da 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo.

Considerando que este é sempre “um dia importante”, o presidente da APPACDM, Luís Mendes, revela que, a par da instituição de apoio a pessoas com deficiência de Elvas, estarão presentes utentes de outras 12 do distrito. “É a inclusão das pessoas, é a integração, é proporcionar tudo aquilo a que as pessoas têm direito. Temos jovens e utentes com boas capacidades desportivas e, acima de tudo, também é da nossa responsabilidade fomentar a prática do desporto,” assegura.

Na organização deste 20º encontro, a APPACDM conta com o apoio do Município de Elvas, dos Bombeiros e dos alunos do curso de Desporto da Escola Secundária D. Sancho II, que “ajudam a que o evento tenha uma equipa maior”. O início do evento desportivo, adianta Luís Mendes, está marcado para as 10h30.

O desporto, nas suas mais diversas áreas, adianta o presidente da APPACDM, é trabalhado “diariamente” na instituição com os utentes. Com a aproximar do encontro de atletismo, as atenções voltam-se para esta modalidade. Para além da atividade física, este encontro tem como finalidade o convívio entre instituições, num dia “diferente” para todos.