Vila Viçosa: Némanus e Toy nas Festas dos Capuchos

As Festas dos Capuchos estão de regresso a Vila Viçosa de 8 a 11 de setembro.

Completando 160 anos de existência, o certame, desta vez, para além das celebrações em honra de Nossa Senhora da Piedade dos Capuchos e do Senhor dos Aflitos, volta a contar com diversos eventos culturais e religiosos, as tradicionais largadas de touros, fogo de artifício e muita diversão noturna.

De todo o programa do evento, os maiores destaques vão, no dia 8, para um espetáculo de Baila Maria; no dia 9, para um concerto dos Némanus; e no dia 10, para a animação da banda Jovimusic. A 11 de setembro, último dia das festas, é Toy quem sobe ao palco.

Haverá ainda muita animação com DJs, festa dos anos 80 e baile. Conheça o programa completo:

Temperatura pode chegar aos 44 graus no Alentejo esta semana

As temperaturas em Portugal Continental vão subir a partir desta segunda-feira, 21 de agosto, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que deixa um alerta para um “novo episódio de tempo quente”, que poderá chegar aos 44ºC.

De acordo com comunicado emitido pelo IPMA esta subida de temperatura está relacionada com “uma crista anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Central, promovendo o transporte de uma massa de ar quente e seco, com origem no norte de África, sobre o território do continente”.

Nos próximos dias o IPMA prevê “uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima com valores que, entre os dias 21 e 24, vão estar próximos dos 40°C na região Sul e interior Norte e Centro, podendo atingir pontualmente 44°C em alguns locais do Alentejo e Vale do Tejo”.

À noite as temperaturas mínimas também vão ser elevadas “com valores superiores a 20°C em grande parte do território, podendo mesmo não descer abaixo dos 25°C em alguns locais do Algarve, Alentejo e na Beira Interior”.

Só está prevista a descida de temperatura de forma generalizada a partir de sexta-feira, “atingindo valores normais, para esta época do ano”.

Devido à situação meteorológica, o IPMA emitiu avisos meteorológicos de tempo quente, que vão sendo atualizados na página online.

Grupo de organizações critica estratégia nacional para o regadio

Um grupo de organizações e movimentos cívicos enviou uma carta aberta à ministra da Agricultura, onde exigia a transparência e participação pública efetiva no processo de criação da nova estratégia nacional para o regadio.

Este grupo está preocupado com o facto de que a nova estratégia para o regadio 2030 irá definir o investimento público e as políticas relacionadas com o uso de mais de 70% das captações de água do país, bem como novos armazenamentos e captações. Acreditam que esse processo deve ser transparente e democrático, levando em consideração a defesa da água como bem comum.

As organizações criticam o ministério por ter aberto, apenas em 23 de maio, por meio de um processo de contribuições do público, via email, o que consideram ser um processo irregular. Além disso, os objetivos gerais da estratégia já estão definidos sem terem sido submetidos a um escrutínio público adequado.

Deste modo, o grupo propõe que deve haver um envolvimento imediato e consequente, por meio de processos baseados em territórios específicos, especialmente nas áreas suscetíveis à desertificação e à seca, bem como um envolvimento de organizações e movimentos da sociedade civil nas áreas social, ambiental e de desenvolvimento local, com o objetivo de melhorar o modelo de gestão da água e enfrentar os desafios atuais e futuros nessa área.

Este é o tema em destaque no programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Época de caça abriu este domingo: GNR está atenta

Teve início ontem, domingo, 20 de agosto, mais uma época venatória, sendo agora possível caçar, entre outras espécies cinegéticas, pombo bravo, pato-real, pombo da rocha, pombo-torcaz, galinha d’água, e gralha-preta.

Desde ontem também que a GNR, através da operação “Artémis”, está a realizar “ações de fiscalização ao exercício dos atos venatórios, para prevenção, deteção e repressão de situações em desconformidade com as normas legalmente definidas”.  Esta operação estende-se até 28 de fevereiro de 2024.

A caça, garante a GNR, é um “recurso natural renovável que, de acordo com a legislação atual, é objeto de uma política específica e de medidas especiais de proteção e conservação, visando a gestão dos recursos cinegéticos”.

Visita noturna esta terça-feira ao Museu de Arte Sacra de Campo Maior

O Município de Campo Maior promove amanhã, terça-feira, 22 de agosto, uma visita notura ao Museu de Arte Sacra, no âmbito do 25º aniversário daquele espaço museológico da vila.

O início da visita está marcado para as 21 horas. Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição, através do contacto 268 680 319. As inscrições são limitadas.

Arruada de Saias: sinais de que Campo Maior quer Festas do Povo “mais visíveis”

Campo Maior saiu em peso à rua, na noite do passado sábado, 19 de agosto, para uma arruada de “Saias”, iniciativa integrada na programação da Feira de Santa Maria de Agosto.

O cortejo, que contou com a participação de centenas de campomaiorenses, que saíram à rua de pandeiretas e castanholas em punho, percorreu o centro histórico da vila, com a alegria característica do povo de Campo Maior. Com a iniciativa, garante o Município de Campo Maior, mostrou-se “de forma clara a onda que se vai gerando em torno da realização das Festas do Povo, no ano de 2024”.

No fim da arruada, já no Jardim Municipal, e após um animado baile, o presidente do Município, Luís Rosinha, subiu ao palco para dar conta disso mesmo, afirmando que “os sinais do que o povo quer são cada vez mais visíveis”, faltando apenas “passar para o papel” a confirmação da realização do maior evento de cultura popular do país: as Festas do Povo de Campo Maior.

Suíço Colin Stüssi venceu a Volta a Portugal

Foto: fpciclismo

As festas da Senhora da Agonia inundam sempre as ruas de Viana do Castelo com milhares de pessoas e, este ano, deram um colorido ainda mais vibrante ao final da 84ª Volta a Portugal Continente.

No contrarrelógio de ontem, domingo, 20 de agosto, o suíço Colin Stüssi foi terceiro classificado, mas não só garantiu o triunfo como dilatou ainda a diferença para os principais rivais que caíram do top 3.

Os quase 18 quilómetros da última etapa que terminaram em alto, no Santuário de Santa Luzia, foram ganhos por Txomin Juaristi (Euskaltel/Euskadi) possibilitando ao espanhol ascender ao segundo lugar final da Volta enquanto António Carvalho (ABTV Betão/Feirense), quarto classificado no crono, subiu ao terceiro posto.

Nas contas finais da Volta, Juaristi ficou a minuto e quatro segundos do Campeão da Volta enquanto a diferença de Carvalho somou mais três segundos.

Henrique Casimiro (Efapel) e Artem Nych (Glassdrive/Q8/Anicolor), os homens que mais perto estavam de destronar a Amarela de Colin Stüssi à entrada do último, com diferenças de 45 segundos e um minuto, não fizeram bons tempos, ou pelo menos, não tão bons para garantirem a manutenção no pódio.

O russo gastou mais 54 segundos que o vencedor e Casimiro 1’24.

SC Campomaiorense com inscrições abertas nas suas diversas modalidades

Com o início da nova temporada desportiva à porta, o Sporting Clube Campomaiorense tem abertas inscrições para as suas mais diversas modalidades.

Os interessados em praticar modalidades como futebol, natação, judo ou ginástica, explica um dos responsáveis do clube, Luís Maia, devem fazer a sua inscrição na secretária do Campomaiorense, no Clube de Saúde, em Campo Maior. “Todas as pessoas se podem juntar a nós, com as várias modalidades abertas às diversas faixas etárias”, adianta.

Com uma oferta capaz de “abranger toda a população”, que queira praticar desporto, independentemente da idade, todas as crianças, a partir dos quatro anos, podem iniciar-se na prática de qualquer modalidade, exceção feita ao futebol, uma vez que a Associação de Futebol de Portalegre “só aceita inscrições a partir dos cinco anos”.

Futebol para veteranos, BTT, cicloturismo, atletismo, radiomodelismo e, mais recentemente, pool são outras das modalidades que o clube tem ao dispor. Todos os anos, adianta o responsável, o Campomaiorense conta com entre 450 a 500 atletas, “distribuídos por todas as modalidades”.

Os atletas de natação, judo, ginástica e futebol têm ainda a possibilidade de entrar em competição, participando nos campeonatos das respetivas modalidades.

“O Elvas” perde com o Vasco da Gama na abertura do Campeonato de Portugal

“O Elvas” perdeu por duas bolas a uma com o Vasco da Gama, da Vidigueira, em encontro da primeira jornada da Série D do Campeonato de Portugal, disputado na tarde deste domingo, dia 20, no Campo Patalino do Estádio Municipal, com acompanhamento em direto na Rádio Campo Maior.

Golos apenas na segunda parte: Isaías Cruz marcou os dois golos do conjunto do Baixo Alentejo (minutos 56 e 82) e, no meio, Luís Carapinha apontou para o conjunto elvense, num pontapé fantástico (minuto 78).

Resultados da ronda inaugural: “O Elvas”, 1 – Vasco da Gama, 2; Juventude de Évora, 2 – Serpa, 0; Sintrense, 0 – Lusitano de Évora, 0; Fabril, 2 – Real, 1; Oriental, 1 – Moncarapachense, 1; Vitória de Setúbal, 2 – Louletano, 1; e Barreirense, 2 – Imortal de Albufeira, 0.

Na classificação, Vasco da Gama, Fabril, Vitória de Setúbal, Barreirense e Juventude de Évora têm todos três pontos; Oriental, Moncarapachense, Sintrense e Lusitano de Évora têm um ponto cada um; e “O Elvas”, Real, Louletano, Imortal e Serpa ainda com zero pontos.

Na segunda jornada do campeonato, os azuis-e-ouro vão ao campo do Louletano e a partida está marcada para as 17 horas do próximo dia 27, domingo, no Estádio Algarve. Nos mesmos dia e hora, jogam-se os restantes seis desafios: Lusitano – Barreirense, Vasco da Gama – Sintrense, Imortal – Juventude, Serpa – Oriental, Real – Vitória de Setúbal e Moncarapachense – Fabril.