“Vidas Contadas” é a aula da Academia Sénior de Campo Maior com mais adesão

A CURPI, em Campo Maior, é um dos principais espaços de dinamização de atividades para a comunidade, nomeadamente através da sua Academia Sénior.

Uma das aulas que mais adesão tem é a “Vidas Contadas”. A professora Carolina Grilo explica que aqui se fala de tudo. “É falar da sua vida, de tudo o que viveu até então e fazer partilhas sobre os mais diversos temas. Em maio, por exemplo, falámos da Espiga, de como era antigamente. E dentro dessas aulas, cada uma mostra um bocadinho os seus talentos também, temos sempre cantares, poesia, textos”, refere.

Com o final do ano letivo da Academia Sénior da CURPI a chegar, no final deste mês de junho, a turma de “Vidas Contadas” está a preparar atividades especiais para assinalar o momento.

“Nós vamos fazer as nossas festas, vamos fazer uma homenagem e todos os dias, de 26 a 30 de junho, vamos ter atividades: um teatro feito por uma aluna, que escreveu um teatro de como se falava antigamente, com os trajes. Vamos ter também fados, outros cantares, poesia”, desvenda Carolina Grilo.

Já a treinar para o fim do ano letivo, uma das aulas das “Vidas Contadas”, Idaulina Borrega, ensina-nos algumas das palavras de antigamente.

“Está a muginar, que significa ‘está a chover’”, explica. “Aprende-se muito, a professora tem-nos levantado a nossa autoestima, tem buscado coisas de antigamente, faz-nos viver o que vivíamos na nossa juventude e fazemos estas brincadeiras que, ao fim ao cabo, não é uma brincadeira, é um ensinamento”, acrescenta.