GNR alerta para crescimento de burlas online

Nos últimos tempos, tem-se verificado uma evolução no tipo de burlas. Por isso, mesmo a Guarda Nacional Republicana alerta as pessoas para que não caiam em esquemas fraudulentos.

As burlas online são aquelas que têm registado maior crescimento. Ainda assim, as burlas presenciais continuam a ser uma realidade, alerta o capitão João Lourenço, da Guarda Nacional Republicana.

“Estamos a alertar as pessoas, principalmente no caso das pessoas que estão nas zonas do interior, mais isoladas, que não forneçam informações ou pessoais a indivíduos estranhos, que não transportem grandes quantidades de dinheiro, que tentem anotar os dados de veículos estranhos na zona, que não assinem documentos sem ter a certeza do conteúdo”, elucida a GNR.

No caso das burlas online, que acontecem através de sistemas informáticos e plataformas digitais, o conselho da GNR é para que “não se aceite métodos de pagamento que desconheça, verifique que o site ou plataforma onde se encontra é de facto um sítio seguro, não forneça dados confidenciais e pessoais via correio eletrónico ou sms, e não siga também ligações recebidas por correio eletrónico ou mensagem”.

A verificação recorrente do extrato da conta bancária é outra das ações de segurança que deve efetuar com regularidade.

Uma das burlas online mais recorrentes tem acontecido através da rede social Whatsapp. Os burlões fazem-se passar por familiares das vítimas, de forma a tentar roubar-lhes dinheiro.

Recebem uma mensagem como sendo um familiar referindo que necessita de um determinado valor de dinheiro e que ficou sem bateria, e por sua vez indica-lhe um método alternativo de pagamento. Aí, o que aconselhamos é que confira, tente ligar para aquele contacto e conferir que é mesmo o familiar que está a pedir aquele valor e que não se deixe apenas levar por aquela mensagem porque muitas vezes pode deixar-se levar por uma burla”, explica o capitão João Lourenço, da GNR.

No caso de suspeitar que foi vítima de burla online, deve agir e informar o posto policial mais próximo, que tratará das diligências no sentido de apurar os autores da burla.