Contratos temporários nos jovens no “Espaço Europa”

O Eurostat, o serviço de estatísticas da União Europeia, elabora regularmente diferentes estatísticas entre as diversas áreas comparativas entre estados-membros.

Um dos mais recentes resultados tem a ver com os contratos temporários. Os dados revelam que quanto mais baixa a escolaridade mais difícil é encontrar um trabalho fixo e maior a incidência de pessoas com contratos temporários.

Portugal está no topo desta estatística, numa análise que aconteceu em pessoas entre os 15 e os 29 anos e que não frequentam nenhum ensino formal: 40% destes jovens estão com contratos temporários. Na lista, seguem-se Espanha com 39% e Itália, com 38%.

As estatísticas revelam ainda que são as mulheres as mais afetadas com esta situação de trabalho temporário. Em contrapartida, os homens com elevado nível de escolaridade são quem menos têm contratos temporários.

Este é o tema em destaque no programa “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir no podcast abaixo: