Centenas de pessoas na Romaria ao Rei Santo em Arronches

Parte da serra onde se encontra a ermida foi invadida por uma verdadeira multidão que cumpriu a tradição da visita no segundo domingo após a Páscoa.

Não deverá andar longe das quatro centenas o número de participantes na grande romaria ao Rei Santo do corrente ano, uma tradição que, década após década, se vai mantendo e que os habitantes de todo o concelho de Arronches, bem como das localidades espanholas que fazem fronteira com Portugal, fazem questão de manter, num convívio que se realiza exatamente duas semanas após a Páscoa.

Assim, neste domingo, dia 23 de abril, organizados desde a sede de concelho, das freguesias de Esperança e de Mosteiros e ainda de La Codosera (Espanha) partiram quatro grupos de caminheiros, aos quais se juntaram aqueles que se deslocaram individualmente ou em família, a pé, a cavalo, de bicicleta ou em veículos automóveis e motorizados, para desfrutar de um dia no campo, o qual se traduz num enorme convívio festivo.

Neste ano, para colaborar com o Município de Arronches na dinamização deste dia, a Associação Cultural e Recreativa “Os Romeiros de Esperança” convocou os seus associados para um desfile de carroças desde a localidade até àquela serra, transportando a imagem do Rei Santo até à ermida. Junto do templo, a mesma associação ofereceu o almoço à população, uma feijoada para recuperar energias para uma tarde animada com a música tocada pelos instrumentos dos elementos da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Arronches e pelos acordes do acordeão e do piano do artista Vítor Realinho.

Como sempre, para terminar a tarde, decorreu a eucaristia, seguida de procissão em torno da Ermida do Rei Santo, cerimónias celebradas pelo pároco Rui Lourenço.

À semelhança de anos anteriores, para que tudo corresse pelo melhor, estiveram a zelar pela segurança e pelo bem-estar dos integrantes da caminhada os Bombeiros Voluntários de Arronches e a Guarda Nacional Republicana, a quem o Município aproveita para fazer um agradecimento público.