15 anos da CPCJ de Arronches tem encontro no Centro Cultural

Apesar de ter sido fundada a 10 de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arronches comemorou nesta quarta-feira, dia 19, o seu 15º aniversário, que foi assinalado com a realização de um encontro no Centro Cultural, onde estiveram representadas diversas entidades da região, que teve como tema “A Saúde Mental: Uma Inquietação no Sistema de Promoção e Proteção? Desafios e Percursos”.

O dia iniciou-se com um momento musical, subindo ao palco do auditório do espaço o Grupo das Pedrinhas de Arronches, grupo etnográfico da localidade, que apresenta, nos seus cantares, algumas das características da terra, abrilhantados com o toque tão peculiar das pedras apanhadas nas margens do rio.

Para compor o Painel de Abertura, além da presidente da CPCJ local, Glória Lopes, foram convidados o presidente do Município de Arronches, João Crespo, a representante da diretora do Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social, I.P., Ana Costa e, por videoconferência, a coordenadora da Equipa Técnica Regional do Alentejo da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, Maria Manuel Coelho.

Como que inaugurando a sessão, a presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arronches começou por dirigir uma palavra de gratidão aos oradores, moderadores, convidados e a toda a assistência, pela presença neste encontro. De seguida, Glória Lopes, agradeceu também a colaboração da autarquia, do Centro Distrital de Portalegre da Segurança Social, da Equipa Técnica Regional do Alentejo da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens e de todas entidades de primeira linha, que colaboram com a CPCJ de Arronches na execução das suas funções, as quais enumerou de seguida, deixando uma mensagem de esperança e resiliência para todos os comissários que fazem um valoroso esforço para conciliar as suas funções com a sua vida pessoal e atividade profissional. Por fim, a dirigente da instituição lembrou também que a comunidade é igualmente fundamental para contribuir para o bem-estar das crianças, devendo assumir um papel ativo na sua proteção e promoção dos seus direitos.

Por sua vez, o presidente do Município, depois de cumprimentar todos os presentes, passou a explicar que a CPCJ é uma instituição que lhe é muito querida, uma vez que foi durante anos comissário e, posteriormente, presidente da mesma. João Crespo considerou Arronches como um concelho com um reduzido número de casos, os quais, no caso de ocorrência, são rapidamente identificados por uma comunidade que se apoia e que intervém, direcionando os mesmos para as instituições competentes, no caso a CPCJ em conjunto com as entidades de primeira linha, que desenvolvem um valoroso trabalho diário. Nas palavras do edil, é precisamente este trabalho em rede e de proximidade que é fundamental para a existência de tão poucos casos em Arronches, o que justificou, à semelhança do que já fizera a presidente da CPCJ, uma mensagem de agradecimento a todos os que fazem parte desta equipa. Finalmente, o autarca referiu que o Município vai-se manter sempre disponível para continuar a colaborar com a CPCJ.

Os painéis seguintes trataram temas como ‘A Saúde Mental da Criança: Contexto, Desafios e Oportunidades’, ‘Um Olhar sobre o Sistema de Promoção e Proteção: Social e Jurídico’ e ‘O Papel das Entidades de Primeira Linha no Concelho de Arronches’, sendo o primeiro destes apresentado por Francisca Magalhães e por Ana Magessi, respetivamente pedopsiquiatra e psicóloga na Unidade Infanto-Juvenil no Hospital Doutor José Maria Grande, com moderação de Maria João Coelho, psicóloga do mesmo Hospital. Já os restantes dois painéis tiveram a moderação de Vítor Miranda, professor no Agrupamento de Escolas de Arronches, tendo os assuntos sido, respetivamente, abordados por Ana Costa, diretora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social, I.P. e por Eliseo Senante, responsável do Centro de Saúde de Arronches.

Esta sessão de trabalho terminou com a intervenção da vereadora do Município, Maria João Fernandes, na qual enalteceu o trabalho que tem sido efetuado entre as entidades de primeira linha e que tem sido muito positivo em prol das crianças, um trabalho em rede que se traduz no escasso de número de casos existentes. A autarca com o pelouro da Ação Social falou do papel do Município na parceria com a CPCJ, falando depois um pouco da sua experiência enquanto comissária e presidente dessa instituição, onde esteve durante nove anos. A terminar, Maria João Fernandes enumerou os apoios que a autarquia concede a crianças e jovens, bem como às respetivas famílias.

Para finalizar o dia, os presentes a dirigiram-se à sala de convívio para, acompanhados pelo Grupo das Pedrinhas de Arronches, cantar os parabéns à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arronches por mais um aniversário, partindo-se então o bolo que assinala a data.