“O Elvas” faz a dobradinha ao conquistar a Taça da Associação

“O Elvas” fez esta tarde de sábado, 2 de abril, a dobradinha ao conquistar a taça da Associação, depois de vencer o Gavionenses, por 2-1, no Estádio Eduardo Sousa Lima, em Portalegre.

Ainda antes, do início da partida, foi cumprido um minuto de silêncio em homenagem ao Comendador Rui Nabeiro e a Armando Varela, antigo presidente da Câmara de Sousel, ambos falecidos no passado domingo.

Os golos foram todos marcados na segunda parte de jogo: Okebe inaugurou o marcador aos 51 minutos, o Gavionenses empatou aos 85 minutos, e “O Elvas” chega à vitória, aos 90+6 minutos, através de André Canoa.

Depois de entregar a Taça da Associação ao Clube Alentejano de Desportos, Daniel Pina, presidente da Associação de Futebol de Portalegre, referiu que as duas equipas “proporcionaram um bom espetáculo de futebol e, ao longo do jogo, ambas as equipas tiveram oportunidades, mas “O Elvas” concretizou, por isso há que lhe dar os parabéns”.

Paulo Canhão, presidente da direção de “O Elvas”, que comemora hoje mais um aniversário, afirma que este “é um dia de grande felicidade, em dia de aniversário é a prenda que os jogadores me deram”. Depois da conquista do campeonato e agora a Taça da Associação, Paulo Canhão garante que o objetivo agora “é preparar a Supertaça e vencer também, para fazer triplete”.

Quanto ao golo de André Canoa, o presidente do Clube Alentejano de Desportos revela que “o Canoa está de despedida, foi e é um jogador que dá tudo em campo, hoje fazer o golo da vitória é mais do que merecido, por aquilo que tem feito no Elvas e na sua carreira”.

Já Pedro Canário, treinador do Clube Alentejano de Desportos revela que este foi um jogo “de nervos”, considerando que a equipa que lidera “foi melhor” em campo e que o Gavionenses poderia ter ganho a taça, mas afirma que o que a sua equipa fez “foi muito válido, o Canoa merece, a equipa merece e agora vamos preparar a última semana e, logicamente, vamos querer ganhar a Supertaça”.

André Canoa, autor do golo que ditou a vitória dos azuis e ouro, demonstra-se “satisfeito” pela conquista da taça, agradecendo a todos aqueles que apoiaram a equipa.

O técnico do Gavionenses, Luís Miguel, felicita “O Elvas” pela vitória, mas também os seus jogadores, pelo trabalho feito em campo. “O futebol por vezes é injusto, sabíamos que ia ser um jogo muito difícil, quero dar os parabéns a “O Elvas”, mas acima de tudo aos meus jogadores que foram enormes, com as dificuldades que nós temos, chegaram aqui e interpretaram o que trabalhámos durante a semana”, refere.

“O Elvas” que depois de conquistar o campeonato distrital, venceu esta tarde a Taça da Associação de Futebol de Portalegre. No próximo domingo,2 de abril, tem lugar, no Estádio Capitão César Correia em Campo Maior a Supertaça, que coloca frente a frente o Elvas e Gavionenses.

Inscrições para Meia Maratona Badajoz-Elvas abertas até dia 12 de abril

Foto Arquivo

A Câmara Municipal de Elvas, em parceria com a Fundación Municipal de Deporte (FMD) de Badajoz, organiza, no dia 16 de abril, a 33º Meia Maratona Badajoz – Elvas.

A realização da prova conta com o apoio técnico da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP). As inscrições decorrem até dia 12 de abril e devem ser efetuadas no site da prova: www.aadp.pt.

O processo de inscrição inclui o pagamento de dez euros por participante, pago à AADP, sendo que a inscrição apenas se considera concluída após envio do comprovativo de transferência para o endereço de email: portalegre@fpatletismo.org. O regulamento está disponível em www.cm-elvas.pt.

Inserida nesta prova, decorre a 1ª Corrida EuroBEC e a Caminhada, com partida no quilómetro 11, do percurso da meia maratona. As inscrições para a prova decorrem também no site da AADP.

Elvas: Dia dos Centros Históricos celebrado este domingo com visita guiada

Para assinalar o dia mundial dos Centros Históricos, que se celebra na próxima terça-feira, 28 de março, o Município de Elvas organiza amanhã, dia 26, uma visita guiada, às 10 horas, com partida da Praça da República.

A realização deste evento tem como objetivo comemorar o nascimento do historiador Alexandre Herculano.

O dia dos Centros Históricos “é assinalado em Portugal desde a década de 90 e comemora, precisamente, o nascimento de Alexandre Herculano”, explica o historiador e cronista oficial da cidade, Rui Jesuíno.

Em Elvas já se assinala há muitos anos este dia, uma vez que a cidade foi classificada pela UNESCO como Património Mundial. Rui Jesuíno revela que “este dia deve ser celebrado em todo o país, uma vez que são o testemunho da história das nossas cidades. Sobretudo Elvas, onde o centro histórico é classificado como Património da Humanidade.”

Com a visita guiada deste domingo pretende-se dar a conhecer os passos de Raul Proença, este que foi “um escritor, um jornalista, que escreveu um guia quase turístico do país nos anos 20. Já neste guia falava bastante de Elvas e, portanto, este passeio vai-se basear no Centro Histórico, onde vamos reviver o que este escritor viu no século XX”, explica ainda Rui Jesuíno.

II Festival Taurino Memorial José Tello Barradas este sábado em Santa Eulália

A segunda edição do Festival Taurino, Memorial José Tello Barradas, está marcada para hoje, sábado, 25 de março, às 16 horas, na centenária Praça de Touros de Santa Eulália.

Alberto Barradas, presidente da Assembleia-Geral da Associação Humanitária de Santa Eulália, revela que espera que sejam algumas as centenas de pessoas que preencham a velhinha Praça de Santa Eulália,” uma vez que o cartel, segundo diz, “é de primeira categoria”.

O cartel desta segunda edição do Festival Taurino é “atrativo”, adianta Alberto Barradas, revelando que “é um cartel de dinastia, uma vez que todos os toureiros tiveram ou têm familiares toureiros”.

Marcos Bastinhas será um dos cavaleiros em praça, em Santa Eulália, numa altura em que dá início à nova temporada tauromáquica. O cavaleiro elvense revela que tem já programado “mais de 30 corridas, para este ano, podendo esse número ser facilmente ultrapassado”, convidando todos “a marcar presença em Santa Eulália”.

Já António Telles é outro dos cavaleiros a entrar em praça esta tarde. Prestes a tirar a alternativa, António Telles tem-se preparado “de forma intensa”, não só para esta mas também as restantes corridas, desta temporada António Teles adianta ainda que o cartel desta tarde em Santa Eulália “é bastante interessante”.

Integram o cartel desta corrida, para além de Marcos Bastinhas e António Teles (filho), os cavaleiros Luís Rouxinol, Duarte Pinto, João Pamplona e Miguel Moura.

Serão lidados seis toiros de Higino Soveral. As pegas vão estar a cargo dos Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

A corrida, que uma vez mais é a favor da Associação Humanitária de Santa Eulália, tem início às 16 horas.

Mostra de Teatro termina este fim de semana em Monforte

A XVIII Mostra de Teatro do Concelho de Monforte termina este fim de semana com a apresentação de duas peças na Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”.

O primeiro espetáculo, “A Herança de Faustino Miséria”, do grupo “Pensemnisso”, da Sociedade Filarmónica Monfortense, é apresentado este sábado, 25 de março, pelas 21h30.

Amanhã, domingo, no último dia do evento, cabe ao grupo “O Alguidar”, da Associação de Desenvolvimento Cultural da Batalha, apresentar ao público, pelas 15 horas, a peça “Sete”.

Os espetáculos têm entrada gratuita, sendo a lotação limitada aos lugares existentes.

Recital de Poesia e Música este sábado na Biblioteca de Elvas

O ator Henrique de Carvalho é o protagonista do Recital de Poesia e Música, através do qual, este sábado à noite, 25 de março, se celebra na sala Públia de Hortênsia de Castro, da Biblioteca Municipal de Elvas, o centenário de Natália Correia e Eugénio de Andrade.

Esta é mais uma iniciativa integrada no ciclo de concertos “Música Encanta o Património”, que agrega o património cultural e a música clássica, permitindo ao público que conheça o monumento, ao mesmo tempo, que assiste a um concerto de música ou sessões de poesia.

Esta iniciativa, que já decorre “há cerca de uma década”, segundo o diretor da Academia de Música de Elvas, Luís Zagalo, tem como objetivo “combinar diversas formas de expressão artística, em especial poesia e música”.

Este sábado, a partir das 21h30, o ator Henrique de Carvalho irá “protagonizar os momentos de poesia e, de seguida, o grupo Ensemble Ibérico dará um espetáculo musical, inserido na música clássica”.

A iniciativa é aberta a todo o público, com entrada gratuita, na Biblioteca Municipal de Elvas. A organização do evento é da responsabilidade da Câmara Municipal de Elvas, com o apoio da Academia de Música de Elvas.

Horário de verão: relógio adianta uma hora esta madrugada

O horário de verão começa oficialmente nesta madrugada de sábado para domingo. Altura em que os relógios devem ser adiantados uma hora, ou seja, da uma para as duas da manhã.

Formos questionar os nossos ouvintes sobre o que pensam sobre esta mudança de hora e se preferem o horário de verão ou de inverno. Todas as pessoas que questionámos preferem o horário de verão, porque “se gasta menos luz”, as pessoas “andam menos depressivas”, “o dia é mais rentável”, “andamos mais bem-dispostos”.

Este é, assim, o dia mais curto do ano, onde desaparece uma hora em todos os relógios. A mudança do horário de inverno para o horário de verão é feita todos os anos sempre no último domingo de março.

Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 66 milhões de euros, saiu ontem, sexta-feira, 24 de março, a um apostador no estrangeiro.

O segundo prémio, de 126 mil euros, foi para seis apostadores, também fora de território nacional.

O terceiro prémio, de 25 mil euros contemplou sete apostadores, três deles com aposta registada em Portugal.

Já o quarto prémio, de 1.624 euros, saiu a 34 apostadores, seis com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 05 – 12 – 25 – 36 – 46 e pelas estrelas 06 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.