Elvas: Dia dos Centros Históricos celebrado este domingo com visita guiada

Para assinalar o dia mundial dos Centros Históricos, que se celebra na próxima terça-feira, 28 de março, o Município de Elvas organiza amanhã, dia 26, uma visita guiada, às 10 horas, com partida da Praça da República.

A realização deste evento tem como objetivo comemorar o nascimento do historiador Alexandre Herculano.

O dia dos Centros Históricos “é assinalado em Portugal desde a década de 90 e comemora, precisamente, o nascimento de Alexandre Herculano”, explica o historiador e cronista oficial da cidade, Rui Jesuíno.

Em Elvas já se assinala há muitos anos este dia, uma vez que a cidade foi classificada pela UNESCO como Património Mundial. Rui Jesuíno revela que “este dia deve ser celebrado em todo o país, uma vez que são o testemunho da história das nossas cidades. Sobretudo Elvas, onde o centro histórico é classificado como Património da Humanidade.”

Com a visita guiada deste domingo pretende-se dar a conhecer os passos de Raul Proença, este que foi “um escritor, um jornalista, que escreveu um guia quase turístico do país nos anos 20. Já neste guia falava bastante de Elvas e, portanto, este passeio vai-se basear no Centro Histórico, onde vamos reviver o que este escritor viu no século XX”, explica ainda Rui Jesuíno.