Volta ao Alentejo: Luke Lamperti vence primeira etapa

Começou ontem, 22 de março, a 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola. A chegada a Ourique concluiu a primeira etapa com uma discussão emocionante ao sprint onde Luke Lamperti (Trinity Racing) de 20 anos foi o mais forte. Rafael Silva (Efapel) foi o melhor português na quarta posição.

A festa dos 40 anos da “Alentejana” começou em Beja, no Parque da Cidade, onde se cantaram os parabéns a você e se cortou o bolo para festejar a edição especial da competição nascida em 1983. Antes da partida, mas já em sentida homenagem, a caravana aplaudiu o Comendador Rui Nabeiro da Delta Cafés, marca que sempre apoiou a prova organizada pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events. Também foi lembrado o ex-ciclista Rui Duro desaparecido recentemente e que nos últimos anos acompanhou como motard todas as provas da Podium.

Pelotão voo baixinho na planície

Os 168.8 quilómetros, entre Beja e Ourique, não intimidaram o pelotão que fez uma primeira hora de corrida à média de 47km/hora. Estavam já percorridos 47 quilómetros quando a primeira fuga conseguiu ter êxito. Foi um quarteto composto por dois portugueses da Glassdrive/Q8/Anicolor Rafael Reis e Fábio Costa e Carlos García Pierna (Kern-Pharma) e Hector Sáez (Fonte Nova/Felgueiras). Esta frente de corrida rapidamente ganhou uma vantagem. Sáez seria o primeiro a descolar, ficando apenas três homens na dianteira. Depois seria Fábio Costa a ficar para trás devido a queda.

Na única contagem de montanha, em Mértola, Rafael Reis passou em primeiro o que lhe dava a liderança provisória da Camisola Azul Correio da Manhã. A 48 quilómetros da chegada restavam apenas dois homens na frente e o pelotão comandado pelas equipas Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua, Caja Rural/Seguros RGA e Trinity Racing decidia acelerar. A diferença para a fuga depressa foi esbatida, mas a dupla da frente ainda conseguiu chegar isolada à última Meta Volante, em Almodôvar. Estava, entretanto, em perspetiva a anulação da fuga e uma aproximação em bloco e a alta velocidade a Ourique. Uma queda nos últimos três quilómetros fracionou o grupo. A equipa norte amerciana Trinity trazia vários elementos na frente e na última viragem para a meta, entraram bem colocados para lançar o sprint de Luke Lamperti, que acabaria por rematar com a vitória.

Jovem Dominador

Luke Lamperti foi o primeiro a vestir a Camisola Amarela Crédito Agrícola e assume também as lideranças da Camisola Verde Delta Cafés (Pontos) e Camisola Branca Turismo do Alentejo (Juventude). A equipa espanhola Burgos-BH lidera a classificação por equipas, após a soma dos três melhores tempos de cada equipa.

A segunda etapa da 40.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola corre-se esta quinta-feira com ligação entre Castro Verde e Grândola, num percurso de 170.8 quilómetros. A partida está agendada para as 11h30.