Portalegre: Alunas da Secundária de São Lourenço vencem Prémio Mário Soares

Um grupo de alunas da Escola Secundária de São Lourenço, em Portalegre, venceu, recentemente, o prémio Mário Soares, na categoria de Ensino Básico, com o trabalho “Salgueiro Maia e o caminho democrático que permitiu a Portugal ganhar cidadania europeia”.

O prémio Mário Soares é atribuído anualmente a alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, com base em trabalhos, que valorizem aspetos da cidadania europeia, produzidos no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Esta é uma iniciativa da Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu, em parceria com a Fundação Mário Soares – Maria Barroso, sendo que, de acordo com o professor responsável pelo projeto, na Secundária de São Lourenço, Luís Romão, e apesar do apoio da escola, o mérito, para a conquista deste prémio, é todo das quatro alunas: Isabel Bucho Machado, Lara Pires Reia, Diana Gonçalves Calado e Madalena Maria Gargaté Martins.

O projeto desenvolvido pelas alunas, explica ainda Luís Romão, tem como base a figura de Salgueiro Maia, devido às “suas origens no Alto Alentejo, mais propriamente na vila de Castelo de Vide”. Por outro lado, esta, que é uma “figura de referência” sempre se pautou por valores, que se revelaram “essenciais” para a conquista, por parte de Portugal, da cidadania europeia.

O prémio foi entregue às alunas, no passado dia 3 de março, na Fundação Mário Soares – Maria Barroso, em Lisboa.