Feira de Beleza, Moda e Cosmética a partir de sexta-feira na Ifeba em Badajoz

A 16ª edição da Feira de Beleza, Moda e Cosmética da Extremadura vai decorrer estre sexta-feira e domingo, de 10 a 12 de março, na Ifeba, em Badajoz.

Durante estes três dias são inúmeras as atividades que se vão desenvolver neste certame, que conta com cerca de 50 empresas do setor.

No domínio da moda, haverá estabelecimentos comerciais, maioritariamente regionais, com propostas de autor, bem como desfiles de moda, e a principal atividade, que será o II Concurso Ibérico de Novos Designers, cujo objetivo é apoiar novos criadores estremenhos e alentejanos, e conta com o patrocínio da Alimentos de Extremadura. Participarão sete estilistas, Elena Matas, Elena Vázquez, Alba Rubio, Marc M. Martín, Manuel Montesinos, Andrés Campos e Esther Cortés, que apresentarão na passarela no sábado, a partir das 17 horas.

De referir que o designer e antigo concorrente do programa de talentos televisivo Maestros de la Costura, Eduardo Navarrete, visitará a feira e fará parte do júri do concurso. Para completar a sessão, será realizado o I Concurso de Jovens Promessas de Costura, com as camisetas temáticas, no domingo, às 17 horas.

Quanto à formação haverá um “School, Day”, na sexta-feira dia 10. Como habitualmente, os alunos dos centros de formação públicos e privados de cabeleireiro e estética serão os protagonistas das atividades e exposições a realizar.

No domínio da cosmética, o protagonista será Alberto Dugarte, maquilhador, formador e realizador de Cabeleireiro e Maquilhagem em Teatro, Cinema, TV e Editoriais de Moda, Medalha de Ouro por Mérito ao Trabalho, um profissional de grande prestígio no setor que dará duas master classes gratuitas no sábado, às 11 e às 17.30 horas, sobre “Maquilhagem e Cabeleireiro”.

Homenagem a Elsa Grilo com missa, busto e espetáculo no domingo em Elvas

Elsa Grilo, falecida em março de 2017, é recordada e homenageada no próximo domingo, dia 12 de março, por um grupo de elvenses, com um busto da antiga vereadora da Câmara de Elvas a ser instalado na Biblioteca Municipal, com o seu nome.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, um dos elementos desse grupo, lembra que a ideia desta homenagem surgiu há cerca de “seis, sete meses”, tendo sido, lançada uma petição pública para o financiamento do busto. “Contactámos o escultor, busto está feito e pago, e muito temos a agradecer a todos aqueles que deram donativos e que foram dos cinco aos 500 euros”, assegura.

A homenagem a Elsa Grilo tem início com uma missa, em sua memória, na Igreja de Santa Luzia, pelas 11.30 horas. Segue-se, às 15 horas, o descerramento do busto, acompanhado de um momento musical, pela Academia de Música de Elvas, e a projeção de um vídeo, na Biblioteca Municipal.

Pelas 16 horas, será feito o lançamento de balões na Praça da República. Às 16.30 horas, tem início um espetáculo de variedades no cineteatro municipal, que contará com a presença de mais de uma dezena de artistas e grupos locais. Vão estar em palco, onde será exibido também o vídeo de homenagem, os artistas Carlos Caracol, Fábio Brás (Buda-Fé), Jorge Goes, Luís Lourenço, Nelson Cardoso, Raquel Guerra, Rosa Maria Abrunheiro, Ricardo Ventura, Toy Faria, Olinda Moriano, Bunny Wonders, Gota D’Arte (Cristina Almeida) e Vanda Monteiro, assim como o Coral Públia Hortênsia de Castro e os XP Cover’s.

Elsa Grilo, natural do concelho de Redondo, recorda ainda Rondão Almeida, “abraçou Elvas” como se fosse a sua terra, sendo a grande responsável por hoje a cidade ser Património Mundial da Humanidade. “Aos 17 anos, começa a estudar. Acaba a sua licenciatura em História; faz duas pós-graduações, uma em Gestão Autárquica e outra na área cultural; desempenhou, durante cerca de 22 anos, os cargos de vereadora na Câmara Municipal e também chefe do meu gabinete”, lembra.

“Ela dedica-se de uma forma total ao concelho de Elvas e é a grande promotora de Elvas hoje ser classificada Património da Humanidade. Foi por tudo isso que, há cerca de 12 anos, a Câmara Municipal lhe atribuiu a Medalha de Ouro da Cidade de Elvas”, acrescenta Rondão Almeida.

O presidente diz ainda que compete agora à Câmara de Elvas “acompanhar, com alguma emoção e gratidão”, esta homenagem, que procura “perpetuar o nome de Elsa Grilo” na cidade.

Summer CEmp 2023 com inscrições abertas até 31 de março

A sexta edição do Summer CEmp, promovida pela Comissão Europeia, acontece de 30 de agosto a 2 de setembro, em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, sendo que as inscrições, para os jovens a frequentar o Ensino Superior, interessados em participar, encontram-se abertas até dia 31 deste mês de março.

Nesta escola de verão, ao longo de quatro dias, explica Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, os participantes terão oportunidade de dialogar “com diversos protagonistas da atualidade nacional e europeia”, como políticos, jornalistas e empresários, entre outros, para “debater os desafios que a Europa tem pela frente”.

Os interessados devem preencher o formulário de candidatura (disponível aqui), que inclui o envio de um vídeo ou de uma carta que exprima a motivação para participar no evento, até dia 31 de março. Este prazo, ainda assim, pode ser antecipado, quando recebidas 120 candidaturas.

De todas as candidaturas válidas, serão selecionadas até 40 para participar, tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo. Os jovens selecionados terão assegurados todos os custos relacionados com alojamento e alimentação.

O edição desta semana do programa “Espaço Europa” para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

“Monólogos da Vagina” no sábado à noite em Campo Maior

É já no sábado à noite, 11 de março, que Teresa Guilherme, Marta Andrino e Melânia Gomes sobem ao palco do Centro Cultural de Campo Maior, com a peça “Monólogos da Vagina”.

Este espetáculo, para além de estar integrado na iniciativa “Mês do Teatro”, serve também para se dar continuidade às comemorações do Dia Internacional da Mulher, na vila.

Considerando esta uma peça “de rotura”, através da qual se procura “quebrar tabus”, Teresa Guilherme garante que ainda se fala “muito pouco” sobre a sexualidade feminina. Já Marta Andrino não tem dúvidas que há ainda muita coisa a aprender sobre o universo ao redor da mulher, pelo que este espetáculo dá um contributo nesse sentido.

A masturbação, o orgasmo, a mutilação genital feminina, o amor, o sexo e a prostituição são algumas das questões presentes e apresentadas de uma forma simples mas, sobretudo, muito divertida, em “Monólogos da Vagina”.

Os bilhetes para o espetáculo, que tem início marcado para as 21h30, no sábado, no Centro Cultural de Campo Maior, têm o custo de cinco euros e podem ser adquiridos em Ticketline.pt.

Campo Maior: direitos do sexo feminino em debate no Fórum Mulher

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu ontem, 8 de março, em Dia Internacional da Mulher, a segunda edição da iniciativa “Fórum Mulher”, promovida pela Câmara Municipal.

Cláudia Gaminha, Luíza Palma, Mafalda Ponte Fernandes, Vitorina Mourato e Cristina Guerra foram as convidadas, com moderação de Bárbara Nunes.

A vereadora São Silveirinha marcou presença, assim como as utentes dos Clubes dos Maiores do Município e os alunos dos cursos profissionais da Escola Secundária.

Muitos foram os temas abordados ao longo desta iniciativa, entre eles a educação, as diferenças salariais, a meritocracia, a igualdade e desigualdade de género, os direitos das Mulheres e ainda a experiência pessoal de cada uma das convidadas.

Já a Biblioteca Municipal João Dubraz assinalou a data com a exposição “Mulheres da Literatura Portuguesa no séc. XX”. Entre rosas brancas e livros, estão destacadas as obras de Natália Correia, Maria Velho da Costa, Irene Lisboa, Fiama Hasse Pais Brandão, Augustina Bessa-Luís, Fernanda Botelho, Florbela Espanca e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Por fim, a exposição “Somos Mulher” destaca algumas das várias personalidades femininas que se fizeram ouvir na luta pela igualdade de género. Entre elas, encontram-se Adelaide Cabete, Celeste Mousaco, Natália Correia, Maria Helena Vieira da Silva e muitas outras que tiveram a coragem de falar e contribuir para a valorização e reconhecimento do papel da Mulher na sociedade.

A exposição está dividida por vários pontos do concelho, nomeadamente: Centro Cultural, Biblioteca Municipal João Dubraz, Lagar-Museu do Palácio do Visconde d’Olivã, Museu Aberto, Centro Comunitário, Câmara Municipal, espaço.arte, Museu de Arte-Sacra, Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, Casa-Museu Santa Beatriz da Silva, Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, Escola Secundária, Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, Loja do Cidadão, Junta de Freguesia de Degolados, Continente, Coviran e Intermarché.

Fonte: Município de Campo Maior

Flores de Campo Maior oferecidas na Assembleia da República em Dia da Mulher

No dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, ofereceu uma flor de papel a cada uma das deputadas da Assembleia da República, mulheres que desempenham um papel fundamental no cumprimento da democracia do país.

Esta foi a primeira de uma série de iniciativas em que o Município de Campo Maior vai reconhecer, através do simbolismo das suas flores, o papel fundamental da mulher em diversos setores da sociedade portuguesa.

As flores, feitas pelas mãos hábeis das mulheres campomaiorenses, foram entregues aos vários Grupos Parlamentares por Anabela Carrilho e por Diana Rabaça, chefe e secretária do Gabinete de Apoio à Presidência, respetivamente.

Durante a visita, as representantes do Município foram ainda recebidas pelos deputados da Assembleia da República eleitos pelo Círculo Eleitoral de Portalegre, Ricardo Pinheiro e Eduardo Alves, e pelo deputado eleito por Castelo Branco, Tiago Soares Monteiro.

Fonte: Município de Campo Maior