Campo Maior: direitos do sexo feminino em debate no Fórum Mulher

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu ontem, 8 de março, em Dia Internacional da Mulher, a segunda edição da iniciativa “Fórum Mulher”, promovida pela Câmara Municipal.

Cláudia Gaminha, Luíza Palma, Mafalda Ponte Fernandes, Vitorina Mourato e Cristina Guerra foram as convidadas, com moderação de Bárbara Nunes.

A vereadora São Silveirinha marcou presença, assim como as utentes dos Clubes dos Maiores do Município e os alunos dos cursos profissionais da Escola Secundária.

Muitos foram os temas abordados ao longo desta iniciativa, entre eles a educação, as diferenças salariais, a meritocracia, a igualdade e desigualdade de género, os direitos das Mulheres e ainda a experiência pessoal de cada uma das convidadas.

Já a Biblioteca Municipal João Dubraz assinalou a data com a exposição “Mulheres da Literatura Portuguesa no séc. XX”. Entre rosas brancas e livros, estão destacadas as obras de Natália Correia, Maria Velho da Costa, Irene Lisboa, Fiama Hasse Pais Brandão, Augustina Bessa-Luís, Fernanda Botelho, Florbela Espanca e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Por fim, a exposição “Somos Mulher” destaca algumas das várias personalidades femininas que se fizeram ouvir na luta pela igualdade de género. Entre elas, encontram-se Adelaide Cabete, Celeste Mousaco, Natália Correia, Maria Helena Vieira da Silva e muitas outras que tiveram a coragem de falar e contribuir para a valorização e reconhecimento do papel da Mulher na sociedade.

A exposição está dividida por vários pontos do concelho, nomeadamente: Centro Cultural, Biblioteca Municipal João Dubraz, Lagar-Museu do Palácio do Visconde d’Olivã, Museu Aberto, Centro Comunitário, Câmara Municipal, espaço.arte, Museu de Arte-Sacra, Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, Casa-Museu Santa Beatriz da Silva, Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, Escola Secundária, Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, Loja do Cidadão, Junta de Freguesia de Degolados, Continente, Coviran e Intermarché.

Fonte: Município de Campo Maior