Biopesticidas: as suas vantagens e desvantagens na rubrica do InnovPlantProtect

Biopesticidas são substâncias ou organismos que ocorrem naturalmente e que têm a capacidade de inibir, repelir ou até mesmo de matar agentes patogénicos que causam doenças em plantas ou que são considerados uma praga.

Atualmente, existem duas classes de biopesticidas, “os químicos e os microbianos”, de acordo com Cristina Azevedo (na foto), diretora do departamento de Novos Biopesticidas do InnovPlantProtect.

Cristina Azevedo explica as principais diferenças entre biopesticidas e pesticidas convencionais: “em termos de vantagens, os biopesticidas são geralmente menos tóxicos do que os pesticidas convencionais, uma vez que, geralmente, afetam apenas a praga alvo, tendo por isso menos probabilidade de prejudicar outras espécies que também estão no meio ambiente, mas que não causam doenças. Já os pesticidas convencionais têm um espectro muito mais amplo e, por isso, são muito menos seletivos, podendo afetar organismos que são benéficos, como por exemplo as aves, insetos como as abelhas e até mesmo mamíferos”.

O departamento de Novos Biopesticidas do InnovPlantProtect de Elvas tem vindo a trabalhar em alternativas aos produtos de sintéticos, “uma vez quer a União Europeia estabeleceu uma meta para que se reduza o uso dos pesticidas de origem química em 50% até 2030”, referiu ainda Cristina Azevedo.

Os biopesticidas são o tema da edição desta semana do programa do InnovPlantProtect, com Cristina Azevedo, diretora do Departamento de Novos Biopesticidas do laboratório elvense.