“Despertar Alentejano” não deixa música tradicional cair em esquecimento

Composto por cerca de dez elementos, o grupo de cantares “Despertar Alentejano” tem-se dedicado à recolha e divulgação da música popular portuguesa, sobretudo de músicas tradicionais de Campo Maior, através das tão conhecidas saias.

Acordeão, pandeireta, reco-reco, castanholas e bombo são apenas alguns dos instrumentos tocados pelos músicos do grupo e que acompanham temas como “Vila de Campo Maior”, “Festa do Povo” e “Saias das Sortes”.

Segundo o presidente do grupo, Carlos Clemente, por mais que gostassem, é sempre complicado acolher novos elementos: “nunca estamos fechados a receber novos elementos, mas é sempre complicado, porque quantos mais elementos são mais caras ficam as nossas saídas, as despesas aumentam sempre”. “As pessoas não podem ir cantar e tocar e ainda terem a despesa de alimentação”, acrescenta.

Ainda assim, e até ver, neste início de ano, o grupo ainda não tem espetáculos agendados, sendo que os mais aguardados são aqueles que irão promover, se assim acontecer, no tão esperado regresso das Festas do Povo. “É mais perto da Primavera que surgem algumas coisas, para saídas, e como trabalhamos muito com intercâmbios, alguma coisa há de surgir”, assegura Carlos Clemente.

O Grupo de Cantares “Despertar Alentejo” foi fundado a 12 de março de 2009.