PARI apoia famílias em situação de incumprimento

São muitas as famílias que, devido à subida da inflação e à consequente perda de poder de compra, entre outros fatores, estão a ver as despesas aumentar, antevendo a possibilidade de entrar em incumprimento, nomeadamente com as prestações a pagar ao banco pelo crédito habitação.

“As instituições de crédito devem adotar uma atitude preventiva e estar atentas a sinais de risco de incumprimento por parte dos consumidores”, como nos referiu Ana Sofia Rosa, jurista na delegação do Alentejo da DECO.

Para que o PARI venha a ser a solução adequada, o consumidor terá de colaborar com o banco e disponibilizar toda a informação e documentação necessária para que este avalie a vossa capacidade financeira”, garantiu a jurista.

Se o consumidor considerar que a instituição de crédito não prestou o devido apoio, após a teres informado da possibilidade de incumprimento, pode apresentar reclamação no livro de reclamações da instituição de crédito, diretamente ao Banco de Portugal, ou na Deco.

O Plano de Ação para o Risco de Incumprimento é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, com Ana Sofia Rosa, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor.