“É uma catástrofe para o concelho” de Campo Maior, diz Luís Rosinha

A vila de Campo Maior viu-se bastante afetada com a chuva que caiu nas últimas horas, com a zona baixa a ficar completamente inundada. Calçada arrancada, muros derrubados e casas alagadas provocaram o caos na vila e prejuízos enormes em termos materiais.

O presidente da câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, tem estado a acompanhar os trabalhos de remoção dos destroços e refere que “a situação é catastrófica. Há muitos estragos mas o mais importante é que todas as pessoas estão bem. Estamos a tentar fazer o melhor que podemos e a avaliar os estragos para podermos atuar o mais rapidamente possível. Sei que não é fácil para ninguém mas o que peço à população é paciência”.

Na zona industrial de Campo Maior, a fábrica da Sanzé, que se dedica ao fabrico e comércio de produtos alimentares, ficou completamente inundada.

João Cachola, sócio fundador da empresa, refere que “a chuva provocou muitos estragos e impediu a saída das encomendas programadas. Tínhamos encomendas para sair para França, Espanha e em Portugal que acabaram por não sair”.

Paulo Moreiras, comandante dos bombeiros de Campo Maior, refere que “têm sido muitas as ocorrências registadas nas últimas horas. Não temos registo de danos humanos de maior e, nesse sentido, peço às pessoas para que não saiam das suas casas. Sei que a curiosidade é muita, até porque este tipo de fenómenos não á habitual na nossa região, mas p mais importante é estarem em segurança”.

“Neste momento, todas as vias do concelho de Campo Maior estão interditas à circulação e estamos, em conjunto com a GNR e com o município de Campo maior, a tentar encontrar soluções”, garantiu o comandante.

De recordar que, um pontão da estrada entre Elvas e Campo Maior, perto da Estação de Tratamento de Água, ruiu nesta manhã de terça-feira, dia 13, devido à chuva das últimas horas, que provocou grandes caudais do Rio Caia e dos ribeiros afluentes naquela zona.

Esta rutura do pontão interrompeu o trânsito entre Elvas e Campo Maior.  A estrada de Elvas para Campo Maior absorve todo o trânsito de pesados entre Portalegre e a fronteira do Caia, devido ao estrangulamento do túnel de Santa Eulália. Também a estrada do Retiro está cortada.

A Câmara Municipal de Campo Maior anunciou já que prevê acionar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, após uma reunião marcada para as 14.30 horas.