Ainda é possível contribuir para a campanha “Quartel Electrão”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior recebe, até amanhã, dia 30, equipamentos eléctricos usados, no âmbito da sétima edição da campanha “Quartel Electrão”.

O primeiro prémio do “Quartel Electrão”, que será atribuído à associação que mais equipamentos usados recolher, a nível nacional, é um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 58 mil euros. O segundo prémio corresponde a 5.000 euros convertíveis em equipamento de protecção florestal. As associações recebem ainda 75 euros por cada tonelada de resíduos que reunirem.

A campanha distribui também prémios por seis regiões – Norte, Centro, Interior, Lisboa e Vale do Tejo, Sul e Ilhas – que correspondem às áreas de recolha dos equipamentos. Há ainda um Prémio Novos Aderentes, criado para incentivar a adesão à campanha por parte de novas associações. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.

A associação que mais se destacar na recolha de pilhas será recompensada com um prémio de 1500 euros convertíveis em equipamento de protecção florestal. Um prémio do mesmo valor será atribuído à associação que reunir mais lâmpadas.

Até ao final desta edição da campanha, que arrancou em Janeiro e que tem como parceira a Liga dos Bombeiros Portugueses, a população pode deixar todo o tipo de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos fora de uso nos quartéis aderentes do distrito, nomeadamente, AHBV – Arronches; AHBV – Avisenses; AHBV – Campo Maior; AHBV – Elvas; AHBV – Marvão; AHBV – Portalegre e AHBV – Sousel.

A iniciativa tem suscitado o apoio de várias autarquias, não só juntas de freguesia, mas também câmaras municipais, que apelam à entrega de electrodomésticos e outros equipamentos eléctricos em fim de vida como forma de ajudar os soldados da paz. Algumas empresas contactam também o Electrão directamente para a recolha destes equipamentos e solicitam que essa contabilização seja associada à corporação da sua área.

Esta campanha do Electrão tem como objectivo envolver as associações humanitárias na causa da reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados, garantindo ao mesmo tempo vários prémios às associações. Globalmente, desde 2021, esta iniciativa já permitiu a recolha de mais de dez mil toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados.