Contrato para troço Alandroal – Linha do Leste já foi assinado

LinhaFerroviariaRCM.jpg
Foto Arquivo

O contrato para a construção do troço ferroviário entre Alandroal e a Linha do Leste, da nova Linha de Évora do corredor Internacional sul, já foi assinado pela Infraestruturas de Portugal e o consórcio Sacyr Somague, S.A.

Trata-se do último troço da nova linha de Évora que vai ligar o Porto de Sines à Fronteira do Caia e Elvas. Um investimento de 130,5 milhões de euros, desenvolvido no âmbito do Programa Ferrovia 2020, que contempla a construção de um subtroço com 38,4 quilómetros.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas refere que “este troço transfronteiriço é fundamental para que a linha esteja completa e para que o comboio de alta velocidade de mercadorias possa chegar ao Porto de Sines”, e acrescenta ainda que “esta linha era um desejo há muito esperado pelo Alentejo, e espera que esta ligação possa, posteriormente, fazer esta ligação em termos de transporte de passageiros”.

Este troço envolve a construção de cinco pontes e quatro viadutos ferroviários, assim como 16 obras de arte para a criação de desnivelamentos rodoviários.

O contrato assinado entre a Infraestruturas de Portugal e a empresa adjudicatária é cofinanciado pela União Europeia, através do programa Connecting Europe Facility (CEF), ao abrigo de contratos de cofinanciamento com comparticipações que variam entre os 40 e os 50%.

De lembrar que no dia 11 de fevereiro, foi adjudicada a empreitada para a construção do troço Évora Norte-Freixo, num valor de 46,6 milhões de euros; e a 8 de abril, a Infraestruturas de Portugal anunciou ter assinado o contrato para a empreitada do troço Freixo-Alandroal, no valor de 74,5 milhões de euros.