Projeto Argiopeople em destaque no “Ambiente em FM”

Uma equipa de investigadores, que quer identificar as populações, em Portugal e Espanha, de aranhas do género Argiope, criou o projeto Argiopeople, para o qual pede a colaboração dos cidadãos dos dois países.

José Janela, da Quercus, na edição desta semana do “Ambiente em FM”, explica, em primeiro lugar, que aranhas são estas: “as aranhas do género Araneus são conhecidas como aranhas-de-cruz por causa do desenho deste símbolo no dorso. Têm o abdómen arredondado e alaranjado e vivem em hortas e jardins, deslocando-se sobre grandes teias orbiculares. São também conhecidas como aranhas-vespa por causa das suas cores amarela, preta e branca”.

O projeto torna-se relevante no sentido em que “falta informação e investigação” sobre estas aranhas. “Para muitas regiões ainda são escassos os registos e falta ainda investigação sobre estes animais. As aranhas são imprescindíveis para o ecossistema como predadoras essenciais e controladoras de pragas. Todas as aranhas do mundo comem, em 365 dias, uma quantidade de presas equivalente a 15 vezes o peso da população da Europa, o que supõe cerca de 800 milhões de toneladas de insetos”, adianta José Janela.

Os cientistas pedem a ajuda dos cidadãos, para que lhes enviem fotografias destas aranhas. Daí o nome do projeto, que junta o nome de um dos géneros de aranhas (Argiope) a “people” (“pessoas”, em inglês). Os interessados em participar, devem enviar as fotografias destas espécies, com a data e local onde foram tiradas, para o email argiopeople@gmail.com. Estes dados serão depois inseridos numa base de dados.

O programa desta semana do “Ambiente em FM”, na íntegra, para ouvir no podcast abaixo: