Xylella fastidiosa em destaque na rubrica do InnovPlantProtect

A Xylella fastidiosa é uma bactéria de quarentena que infeta mais de 600 espécies de plantas, entre elas, culturas como o olival, amendoal, vinha e os citrinos.

Na edição desta semana da rubrica do InnovPlantProtect, Cristina Azevedo, diretora do Departamento de Novos Biopesticidas, explica que, para já ainda “não há cura para tratar as plantas infetadas por esta bactéria, uma vez infetadas por Xylella fastidiosa e, na maior parte das vezes, a bactéria mata a planta. Uma vez que se trata de uma praga de quarentena, assim que se deteta a sua presença, a planta tem de ser eliminada e tem de ser criada uma zona de exclusão”.

Esta bactéria foi detetada pela primeira vez em Portugal, em 2019, em Vila Nova de Gaia. A zona de infeção tem-se vindo a alargar, não só na região do Porto, mas já foram detetados focos em Sintra, no Algarve e, mais recentemente, em viveiros de amendoeira na Lousã. Cristina Azevedo adianta ainda que “esta bactéria, tal como o seu próprio nome indica, é fastidiosa, o que significa que é de crescimento lento e, isso também se manifesta ao nível do aparecimento dos sintomas. Desde o momento da infeção até ao aparecimento dos primeiros sintomas podem passar até dois anos e, de repente, a planta morre”.

Por outro lado, “os sintomas são muitas vezes confundidos com outros causados por stresses como a falta de água, porque os ramos começam a secar. Mas, os sintomas que se observam são a queima das folhas, descoloração, as folhas ficam murchas, e com queda prematura. Os frutos também podem murchar e cair prematuramente. É também visível a seca dos ramos e, eventualmente, a morte da planta”.

Tendo em conta a sua rápida disseminação, o InnovPlantProtect está já a desenvolver um produto contra esta bactéria, apesar de, lamenta Cristina Azevedo, “ainda não termos conseguido obter financiamento direto, estamos a tentar selecionar pequenas proteínas que têm a capacidade de se ligar à Xylella fastidiosa e inibir o seu desenvolvimento. No fundo é uma estratégia semelhante ao desenvolvimento de uma vacina”.

A bactéria Xylella fastidiosa é o tema em destaque esta semana na rubrica do InnovPlantProtect, que pode ouvir, no podcast abaixo: