Festa da Vinha e do Vinho já anima pavilhão de eventos de Borba

A Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, já abriu portas no pavilhão de eventos da cidade, onde decorre até domingo, 13 de novembro.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, que não tem dúvidas que este é um evento que promove o vinho, “um produto de excelência” que, por sua vez, tem “ajudado a qualificar o território”. O certame, que transforma o produto num “local de festa, de convívio, de experimentação, de compras e vendas”, é “fundamental para a atratividade do território”.

Com a restauração de Borba esgotada por estes dias, bem como as dormidas, estas festas e feiras, em tornos dos produtos endógenos, garante Carlos Miguel, “ajudam os produtos, os produtores, mas também ajudam muito as economias em que elas se realizam”.

Já o presidente da Câmara de Borba, António Anselmo, que se diz “muito feliz” com a realização de mais uma edição do evento, recorda de que é feita esta festa: “vinho, comida, pessoas, doces, enchidos, queijo, azeite”. “Ao fim de tantos anos, mais de 30 anos, é bom continuarmos com este ritmo de andamento”, acrescenta.

O autarca aproveitou ainda a oportunidade para, e depois de Borba ter sido o primeiro município a aceitar a transferência de competências em diversos domínios, como Educação, Saúde e Ação Social, alertar o secretário de Estado para a necessidade de um ajuste de verbas para fazer face às dificuldades. Sobre este assunto, Carlos Miguel garante que o Governo está “atento e a trabalhar” no processo de descentralização de competências, que tem ainda de ser aperfeiçoado. “Em matéria de Educação, já demos largos avanços e está praticamente tudo fechado com a Associação Nacional de Municípios em benefício das transferências, mas, por exemplo, na Ação Social ainda há muita coisa a acertar”, revela.

Presente na cerimónia de abertura do certame esteve também o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, que encara o evento como sendo de enorme relevância para a região, uma vez que “dinamiza um dos setores mais importantes deste território”.

Sendo este um evento que “abriu caminho” para que outras feiras do género fossem surgindo na região, assegura o autarca, com estes certames, e com a colaboração de todos, consegue-se fazer mais em prol da economia local. Os vários projetos a decorrer, como a da dinamização da Serra d’Ossa, iniciado pelo Município de Redondo, mas que envolve todos os municípios do Alentejo Central, não tem dúvidas João Grilo, acabam por beneficiam todos os concelhos.

Também presente na abertura da Feira da Vinha e do Vinho esteve o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, que considera que a região só tem desenvolvimento se “todos os municípios trabalharem em conjunto, em harmonia”, tendo esperança que este certame seja “um sucesso”.

“Tudo o que é bom e em Borba se passa é bom para Estremoz, é bom para a região. Temos é de estar presentes e assinalar, com isso, a importância e o reconhecimento do trabalho que é feito. Se cada um trabalhar isoladamente, não ganhamos escala e todos perdemos”, diz ainda José Sádio.

A organização do evento, que conta com a participação de 80 expositores, é do Município de Borba, com a colaboração da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo.

No certame, de entrada livre, encontram-se expositores de artesanato, produtores de vinho, produtos regionais, doçaria, serviços vitivinícolas, havendo ainda espaço para uma mostra empresarial e institucional.

Quanto ao cartaz de espetáculos, a Festa da Vinha e do Vinho conta, na noite desta quarta-feira, com a atuação dos Sangre Ibérico. Os fadistas de Borba e Cuca Roseta atuam amanhã; Ivandro, Cromos da Noite, Karetus e Dj Diaz na sexta-feira à noite; Aurea, Dj Brat e Dj S-Silva, na noite de sábado; e Rebeca, no domingo, às 16 horas. No arraial de São Martinho, na sexta-feira, dia 11, às 18.30 horas, há oferta de castanhas e vinho; no sábado, às 11 horas, decorre o circuito das tascas.