Avaliação da casa em destaque na rubrica da DECO

A avaliação da casa é um processo indispensável na hora de pedir um crédito habitação. É um dos passos a dar, tendo em vista a compra de uma casa com recurso a empréstimo bancário. Uma coisa é certa: o resultado da avaliação vai influenciar o montante de crédito a conceder, que, no caso de habitação própria e permanente não deverá ser superior a 90% do valor da avaliação.

De acordo com Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da DECO, “a avaliação da casa tem de ser executada por um avaliador independente, habilitado para o efeito e registado na CMVM -Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Convém o consumidor saber que, em regra, a avaliação do imóvel é paga pelo consumidor”.

Somente quando uma pessoa compra o imóvel ao próprio banco, por retoma, poderá ficar isento da comissão de 10 por cento e obter financiamento a 100%.

A avaliação da casa é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, com Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor.