Apoios do Governo são bons mas insuficientes, segundo a DECO

O Conselho de Ministros aprovou um conjunto de medidas de apoio às famílias, à semelhança do que outros países europeus também têm feito nos últimos meses.

No total, são 2,4 mil milhões de euros que se traduzem em apoios sociais e fiscais para as famílias fazerem face à subida da inflação.

No entanto, medidas como o apoio de 125 euros por contribuinte ou os 50 euros por cada dependente até aos 24 anos, “apesar de aliviarem, de forma momentânea, o orçamento das famílias, não são suficientes face ao contínuo aumento do custo de vida”, como nos referiu a jurista na delegação do Alentejo da DECO, Neide Brás (na foto).

Desde o início do ano, as famílias têm vindo a lidar com o aumento generalizado dos preços. O cabaz de bens essenciais que monitorizamos desde o início da guerra da Ucrânia revela uma tendência crescente nos preços dos bens alimentares, algo que sucede também com os preços da água, da eletricidade, do gás e dos combustíveis.

Os apoios anunciados pelo Governos para fazer face ao aumento do custo de vida estão em destaque na edição desta semana da rubrica da DECO, com Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor.