“Pés no Chão” aproxima público de Campo Maior da dança contemporânea

A bailarina espanhola Irene Naranjo apresentou, ao início da tarde deste sábado, 17 de setembro, no jardim municipal de Campo Maior, a performance de dança contemporânea “Transflorar”, um dos muitos espetáculos integrados na primeira edição do Festival Internacional “Pés no Chão”, promovido pelo município e a associação Axpress-Arte.

O festival arrancou ontem à noite, com a apresentação de dois solos e a exibição do documentário “Um Corpo que Fala”, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, que, de acordo com a vereadora São Silveirinha, foram momentos “muito interessantes”, ainda que sem a presença de muito público.

Ainda assim, a vereadora não tem dúvidas que este festival, tendo em conta a aposta, de longa da data, feita pelos sucessivos executivos nos projetos de formação de dança (no ballet, dança contemporânea, dança oriental e sevilhanas), é “um marco importante na cultura” de Campo Maior. “Nunca tínhamos trazido nada do exterior, para o público ver. Tínhamos muitas coisas nossas, dos projetos de formação, mas nada com esta envergadura”, acrescenta. Desta forma, São Silveirinha assegura que o atual “executivo tem feito uma aposta muito clara, de qualidade, ao nível da cultura, diversificando, indo desde a cultura mais popular à erudita”.

Tendo em conta a existência dos cursos de formação, há já cerca de vinte anos, a vereadora assegura que o povo de Campo Maior “tem obrigação” de estar preparado para assistir e compreender os espetáculos de dança contemporânea.

Este festival, que à semelhança daquilo que aconteceu com o festival Outros Sons, acaba por apresentar espetáculos em diversos espaços da vila, “não convencionais”, para que, de acordo com São Silveirinha, possa chegar a todos os públicos: “se o público não vai à cultura, a cultura tem de ir ao público”.

O espetáculo “Transflorar” volta a ser apresentado, hoje, às 21 horas, no Centro Cultural de Campo Maior, onde a programação deste sábado termina com a apresentação do filme “A Menina Dança”, pelas 21h30.