Disfunção erétil em destaque no “De Boa Saúde”

Encarar a disfunção sexual como um tabu torna-a um problema subdiagnosticado e não tratado, sendo que existem, hoje em dia, opções terapêuticas disponíveis e eficazes.

Por outro lado, existe uma evidência cada vez mais importante de que a disfunção erétil pode ser uma manifestação inicial de doença coronária e doença vascular periférica.

Na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica, em concreto, o que é a disfunção erétil. “Disfunção erétil é a incapacidade que o homem tem de fazer uma ereção, que é quando o órgão genital do homem faz um preenchimento de sangue e fica ereto”.

Envelhecimento, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, doença cardiovascular, sedentarismo e a toma de alguns medicamentos são fatores de risco para a disfunção erétil. Sendo mais comum nas idades mais avançadas, pode ocorrer em qualquer faixa etária.

As causas de disfunção erétil podem ser, desde cansaço, ansiedade e depressão, a obstrução das artérias cavernosas, baixo nível de testosterona ou até a toma de determinados medicamentos.

O programa desta semana para ouvir na íntegra: