Dois projetos portugueses a votação final dos Prémios “Europa Nostra”

Dois projetos portugueses estão a votação do público, no âmbito dos Prémios “Europa Nostra”, promovidos pela Comissão Europeia.

Estes prémios tentam, todos os anos, “reconhecer as melhores iniciativas na defesa do património cultural”, sendo que os vencedores, este ano, são 30, de 18 países europeus, revela Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo.

Deste 30 projetos, dois são portugueses: “o Convento dos Capuchos, em Sintra, pela área da conservação e restauro do edifício e, uma iniciativa denominado “Museu na Aldeia”, que envolve 26 municípios portugueses e trabalha com as aldeias desses municípios e é dirigido a idosos com mais de 65 anos, tendo uma rede de programas culturais para os envolver os idosos nesse tipo de iniciativas culturais”.

Ana Pereira explica que o público pode votar online, aqui, podendo votar uma vez, “atribuindo um total de três votos (primeiro voto vale três pontos, segundo voto, dois pontos e terceiro voto um ponto), mas no seu país só pode votar uma vez”.

As votações dos prémios “Europa Nostra”, decorrem até dia 11 de setembro e este é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo: