Programa Escolhas leva crianças de Campo Maior à praia e ao zoo

O programa Escolhas, integrado no Alto Comissariado para as Migrações, tem procurado, em Campo Maior, através do projeto “Integrar”, promover a integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o combate à discriminação social, a participação cívica e o reforço da coesão social.

Este programa, que é destinado, sobretudo, a crianças e jovens provenientes de contextos com vulnerabilidade socioeconómica, não conhece, ao longo de todo o ano, qualquer interrupção.

À semelhança do que acontece nas férias de natal e da páscoa, também no verão, explica a coordenadora do programa, Ana Alvanel, procuram promover diversas iniciativas, para “colmatar a falta de atividades” para a ocupação dos mais novos nas pausas letivas. “Nós apoiamos as crianças, nas férias da páscoa, natal e verão e fazemos várias atividades com eles”, começa por explicar.

“Eles já vêm desde a sexta geração e estamos na oitava. Portanto, este é o sexto verão que passamos juntos. Já somos todos uma família”, adianta a responsável, numa das idas às piscinas de Campo Maior, assegurando que, assim como nas outras interrupções letivas, aquilo que se procura, nesta época de verão, é proporcionar umas férias “diferentes e divertidas” a estas crianças e jovens.

De segunda a sexta-feira, estes clubes de férias do programa Escolhas funcionam das 9h30 às 17h30, até ao início das aulas. A partir daí, o programa foca-se mais “em termos de apoio, com a etnia cigana e as crianças de países de leste”, com vista à sua integração e o combater ao insucesso escolar.

Mas até ao arranque do próximo ano letivo, o grupo de cerca de 40 crianças e jovens, a usufruir destes clubes de verão, terá ainda oportunidade de ir à praia da Fonte da Telha e ao jardim zoológico.

A entidade gestora do Escolhas, em Campo Maior, é a CURPI.