Punishers de Elvas organizam caminhada para ajudar criança com doença rara

Recentemente oficializada uma delegação dos Punishers Law Enforcement Motorcycle Club em Elvas, esta organização sem fins lucrativos promove, este domingo, dia 24 de julho, na cidade, uma caminhada solidária com vista a angariar fundos para os tratamentos e intervenções cirúrgicas a que se precisa de submeter a pequena Clara Duarte, uma menina elvense, de quatro anos, que sofre de Síndrome DiGeorge, uma doença rara e incapacitante.

Cem por cento da verba angariada com a iniciativa irá reverter para os tratamentos, revela o presidente do núcleo de Elvas dos Punishers, Carlos Vaz, adiantando que tiveram conhecimento da situação através da televisão e das redes sociais. “Identificámo-nos com a causa. Acompanhámos a situação da Clarinha através da página dela e vimos que não era uma situação fácil”, começa por dizer.

Com o dinheiro angariado para o primeiro tratamento, falta agora conseguir a verba necessária para o segundo. “Ao vermos essa situação, os Punishers não puderam ficar de braços cruzados”, adianta Carlos Vaz, que não esconde que esta caminhada só é possível tendo em conta os vários apoios com que têm contado.

A participação nesta caminhada, com um percurso com pouco mais de quatro quilómetros, tem um custo de cinco euros, sendo que os cem primeiros inscritos têm direito a uma tshirt, adianta o vice-presidente dos Punishers de Elvas, Dinis Oliveira. Neste momento, contudo, já não há mais tshirts disponíveis, dada a pronta resposta dos elvenses a este evento. Ainda assim, não vão faltar águas e fruta fresca, no decorrer da caminhada, para todos os participantes.

A concentração no domingo está marcada para as 8.30 horas, na Praça D. Sancho II, sendo o percurso pela cidade antecedido de um aquecimento, a cargo de Cláudia Brotas.

Quanto aos Punishers, que têm origem 1999, nos Estados Unidos, chegam a Elvas, depois de outros dois motoclubes – um em Lisboa e outro na Madeira -, totalmente focados na vertente social, terem sido fundados no país. Carlos Vaz explica ainda que o Punishers, sendo uma organização sem fins lucrativos e de cariz solidário, é destinado exclusivamente a membros das forças de segurança, militares, ex-militares, bombeiros e similares.

Desde maio, altura da sua fundação na cidade, os Punishers de Elvas já meteram mãos ao trabalho com diversas iniciativas de âmbito social, com destaque para entregas de bens essenciais, roupas, camas e carrinhos de bebé e até a pintura de uma casa que albergou uma família ucraniana.