O filme português “Salgueiro Maia, o Implicado” estreia em Espanha, esta sexta-feira, dia 22 de julho, no âmbito do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz.
“Salgueiro Maia, o Implicado”, dirigido por Sérgio Graciano, estreou-se nos cinemas portugueses em abril e já é o filme português mais visto do ano.
O filme tem por base uma biografia do Capitão de Abril, escrita por António de Sousa Duarte, em 1995. Na obra cinematográfica, protagonizada por Tomás Alves, são dadas a conhecer muitas das histórias que, até então, não tinham sido contadas sobre o herói e o símbolo mais puro do 25 de abril de 1974, Fernando Salgueiro Maia.
Ainda antes da sua exibição, na sexta-feira, pelas 22 horas (menos uma em Portugal), o escritor e jornalista António de Sousa Duarte fará uma apresentação do filme, no Teatro López de Ayala.
Nesta que é já a 28ª edição do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz encontram-se a concurso quatro curtas-metragens portuguesas, sendo que três foram selecionadas para integrar a secção oficial do festival: “Nada nas Mãos”, de Paolo Marinou-Blanco; “O lobo Solitário”, dirigida por Filipe Melo; e “Luz de Presença”, de Diogo Costa Amarante.
No Festival dos Miúdos, secção dirigida ao público infantil e juvenil, será projetada a curta-metragem de animação “Amo-te cigarra” de Francisco Lança.
Para encerrar o festival, a Orquestra da Extremadura apresentará no sábado, 23 de julho, um concerto dedicado a bandas sonoras épicas.
O Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, que decorre, desde ontem, 19 de julho, e até sábado, dia 23, é um certame de referência no âmbito das curtas-metragens na Península Ibérica. Esta 28ª edição é patrocinada pela Junta de Extremadura, Diputación de Badajoz e Cafés Delta.


O Instituto Politécnico de Portalegre faz parte de um consórcio internacional, de 11 entidades académicas e empresariais, premiado no âmbito do Horizonte Europa: “Clima, Energia e Mobilidade”.
A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, assinou, na passada segunda-feira, dia 18 de julho, o contrato para a empreitada de requalificação do campo de treinos do Estádio Municipal, no valor de 104.206,48 euros.
Recentemente oficializada uma delegação dos Punishers Law Enforcement Motorcycle Club em Elvas, esta organização sem fins lucrativos promove, este domingo, dia 24 de julho, na cidade, uma caminhada solidária com vista a angariar fundos para os tratamentos e intervenções cirúrgicas a que se precisa de submeter a pequena Clara Duarte, uma menina elvense, de quatro anos, que sofre de Síndrome DiGeorge, uma doença rara e incapacitante.
O Traço, Festival Internacional de Desenho do Alentejo, regressa este ano, a Elvas, sob o mote “400 anos do Aqueduto da Amoreira”, numa organização dos Urban Sketchers da Raia.
Com a chegada do período de férias, os jovens de Campo Maior são convidados a ocupar parte do seu verão a intervir de uma forma mais ativa na comunidade e a adquirir competências importantes para o seu futuro, participando em diversas ações de voluntariado, promovidas pelo CLDS 4G – Campo Maior, Vila Solidária da Europa.
Um apostador no estrangeiro conquistou o primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 230 milhões de euros.