Consórcio de construção de satélites instala-se em Ponte de Sor

Quatro novas empresas, nos ramos da aeronáutica e espacial, vão instalar-se no Centro de Negócios Empresarial do Aeródromo de Ponte de Sor.

De acordo com Hugo Hilário, presidente da câmara municipal de Ponte de Sor, estes investimentos “surgem da estratégia que tem sido desenvolvida no sentido de promover e potenciar o aeródromo municipal e com o consequente impacto que tem dado o Portugal Air Summit. No âmbito da ampliação do Centro de Negócios Empresarial do Aeródromo, foram construídos mais quatro hangares, os quais lançámos a concurso público e já têm contrato assinado com as empresas, algumas no ramo da aeronáutica e outras no ramo espacial”.

No âmbito do PRR, de acordo com Hugo Hilário, “foram lançadas, por consórcios privados, três agendas mobilizadores, nas áreas da aeronáutica, aviação não tripulada, satélites e poluição no espaço. A empresa que vai detetar e controlar o lixo espacial vai instalar-se em Ponte de Sor. Para além dos satélites, a primeira aeronave portuguesa vai ser construída na cidade, tendo também um impacto em Évora e Beja, no âmbito do triângulo do cluster aeronáutico que protocolámos há uns tempo. Portanto, são boas notícias, de atração de investimento, de criação de postos de trabalho e que terão impacto em todo o Alentejo”.

O autarca assegura que “vão ser investidos mais de 200 milhões de euros na região Alentejo, grande parte em Ponte de Sor. Tudo depende agora do prazo de assinatura dos contratos com os diversos consórcios. Sendo agendas mobilizadoras no âmbito do PRR, os projetos têm que estar executados até ao final de 2026. Há pouco tempo a perder e muito a fazer, pelo que temos que começar já a fazer o que conseguirmos”:

Consórcio de empresas relacionado com a construção de satélites instala-se em Ponte de Sor e investe milhões de euros na região.