Carmen Balesteros homenageada este sábado pela Câmara de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas presta amanhã, sábado, 25 de junho, uma homenagem à professora Carmen Balesteros, com uma visita às judiarias e um espetáculo de música judaica-sefardita, na Casa da História Judaica.

Segundo a vereadora Paula Calado, esta homenagem surge pelo facto de Carmen Balesteros, falecida em 2013, ter dada um importante contributo para o estudo da comunidade judaica de Elvas e para a concretização da fundação da Casa da História Judaica. Com o conjunto de atividades previstas para amanhã, adianta Paula Calado, procura-se, acima de tudo, “assinalar a herança judaica-sefardita” de Elvas.

A visita às judiarias tem início às 17 horas, seguindo-se a cerimónia de homenagem às 18 horas. O espetáculo com o duo Milo, integrado na iniciativa “A Música Encanta o Património”, decorre a partir das 21.30 horas.

Carmen Balesteros (1961-2013) foi uma arqueóloga e historiadora portuguesa. Professora, investigadora, autarca, nasceu em Evoramonte, mas residiu e trabalhou durante a maior parte da sua vida em Évora.

A Universidade de Évora, a Escola Secundária Gabriel Pereira, ou a Assembleia Municipal de Évora, são apenas algumas das muitas instituições que contaram, ao longo dos anos, com o seu empenhado contributo.

Especialista em Estudos Judaicos, particularmente na área da localização das comunidades sefarditas em Portugal e raia de Espanha, publicou diferentes estudos sobre a matéria em livros e revistas. Deu um importante contributo para o estudo da comunidade judaica de Elvas e para a concretização da fundação da Casa da História Judaica de Elvas.