Reprise a Cavalo pela Escola de Mafra decorre em Borba

Borba comemorou esta sexta-feira, 17 de junho, mais um aniversário da Batalha de Montes Claros. Depois da cerimónia militar, junto ao Padrão da Batalha de Montes Claros, realizou-se uma reprise a cavalo pela escola de Mafra, em Borba.

Para António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, “qualquer data histórica, independentemente de ser em Borba, ou noutro local do país, tem que ser sempre recordada da melhor forma, e esta, segundo alguns historiadores, foi das mais importantes da guerra da restauração”, considerando que, hoje, “foi feita uma cerimónia militar com uma dignidade muito grande, com respeito pelos mortos, que permitiram que sejamos portugueses”.

António Anselmo garante ainda que as pessoas devem perceber que a Batalha de Montes Claros foi “extremamente importante não só para Borba e para a região, mas também para o país, que conseguiu marcar a verdadeira independência”.

O presidente acrescenta que é, igualmente, importante que as pessoas “conheçam o simbolismo histórico desta batalha e, ao mesmo tempo, se divirtam”, as crianças com a reprise a cavalo e mais tarde, pelas 22 horas, atua a Orquestra Ligeira do Exército.

357 anos da Batalha de Montes Claros assinalados esta sexta-feira em Borba, numa programação que se estende até domingo.