Os efeitos do calor no corpo humano em destaque no “De Boa Saúde”

O calor já chegou e, com o verão à porta, podem também chegar os desconfortos físicos e psicológicos, provocados pelas temperaturas intensas.

As diferenças de temperaturas, em locais fechados, sobretudo devido ao uso de ares condicionados, comparativamente ao que calor que se sente na rua, por esta altura, explica o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, podem originar choques térmicos.

Quando expostos a altas temperaturas, os mecanismos de defesa do corpo alteram-se, com a dilatação das veias para aumentar o fluxo de sangue e o aumento do suor para equilibrar a temperatura.

Quando o sistema de controlo da temperatura do corpo da pessoa deixa de trabalhar, deixando de produzir suor para proporcionar o arrefecimento do corpo, a temperatura corporal pode, em 10 ou 15 minutos, atingir os 39ºC, provocando lesões cerebrais ou até mesmo a morte, se a pessoa não for socorrida de forma rápida.

Deve-se, nestas situações, procurar mover a pessoa para um local fresco e refrescá-la, aplicando toalhas húmidas ou pulverizando o corpo com água fria.

Nestes casos, os sintomas incluem febre alta, pele vermelha, quente, seca e sem produção de suor, pulso rápido e forte, dor de cabeça, náuseas, tonturas, confusão e perda parcial ou total de consciência.

O programa desta terça-feira, 14 de junho, para ouvir no podcast abaixo: