Grupo Nabeiro e ministro da Educação prestam homenagem a Manuel Ferreira Patrício

No âmbito das comemorações do 15º aniversário do Centro Educativo Alice Nabeiro, o auditório do Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, acolheu esta segunda-feira, 30 de maio, a primeira Conferência Manuel Ferreira Patrício, o primeiro diretor pedagógico da instituição de ensino do Grupo Nabeiro, já falecido.

Tendo sido “uma referência”, quer para os educadores, quer para os próprios jovens, Manuel Ferreira Patrício, que deu origem à metodologia inovadora daquela instituição de ensino do Grupo Nabeiro, e já reconhecida pela OCDE e aplicada em várias escolas do país, chegou a Campo Maior, depois de uma grande amizade iniciada com João Manuel Nabeiro, ainda na sua juventude. Manuel Ferreira Patrício foi professor de Filosofia e encarregado de educação, em Évora, do atual presidente da Assembleia Geral da Associação Coração Delta, que assegura ter sido “uma grande influência” para si.

“Este é um dia, acima de tudo, de comemoração dos 15 anos do Centro Educativo, mas também um dia de memória sobre a vida de uma pessoa que passou muitos dias e anos na preparação da ideia do Centro Educativo”, começa por dizer João Manuel Nabeiro, não escondendo que a sua saudade por aquele que foi seu “mentor para a vida” será sempre eterna.

Nesta primeira conferência, que contou com um debate sobre a metodologia “Ter Ideias para Mudar o Mundo”, desenvolvida por Manuel Ferreira Patrício, e intervenções sobre o futuro do ensino em Portugal, esteve presente o ministro da Educação, João Costa. Sobre a atual situação do ensino, no país, o ministro garante que, hoje, e através do programa Qualifica, que diz ser “um sucesso”, houve “um grande investimento”, que levou à formação de 350 mil adultos. “A educação não se esgota no final da escolaridade obrigatória, ou no final do Ensino Superior, e nós ainda temos um défice de qualificações na população ativa”, adianta, assegurando que há 30 anos a taxa de abandono precoce era de cerca de 50 por cento e hoje é de cinco por cento.

Sobre a falta de professores, João Costa adianta algumas medidas que estão a ser pensadas, para colmatar esse problema, já a partir do próximo ano letivo: o completamento de horários e o levantamento de penalizações, “para que os professores possam concorrer aos horários existentes”.

Na sessão de abertura da primeira conferência Manuel Ferreira Patrício, estiveram, para além de João Manuel Nabeiro, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e o atual diretor pedagógico o Centro Educativo Alice Nabeiro, Joaquim Mourato.

Luís Rosinha assegura que os resultados da metodologia implementada pelo professor, que considera “um visionário”, serão vistos dentro de uma ou duas décadas. O autarca lembra ainda que o empreendedorismo não é apenas tecnológico, considerado que as crianças e os jovens que passam pelo Centro Educativo Alice Nabeiro, com a metodologia de Manuel Ferreira Patrício, ganham “outros alicerces” para as suas vidas futuras. Já Joaquim Mourato não esconde que “é grande” a responsabilidade de assumir os comandos da direção pedagógico do Centro Educativo Alice Nabeiro, depois do legado deixado por Manuel Ferreira Patrício.

Para além desta conferência, que passa a ser anual, o Grupo Nabeiro presta homenagem a Manuel Ferreira Patrício com a instituição de um prémio monetário, que cobrirá as propinas a um jovem estudante, durante um ano; o lançamento de um site para divulgação da sua obra; e um projeto de investigação, relacionado com trabalhos inéditos, nunca antes publicados.