“De Boa Saúde”: tuberculose mata 40 mil pessoas na Europa por ano

Esta quarta-feira, 24 de março, assinala-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que tem por objetivo alertar a população sobre a doença e erradicá-la, por completo.

Este, que continua a ser um dos maiores problemas mundiais de saúde pública, dado que ainda hoje morrem mais pessoas por tuberculose do que por qualquer outra doença infecciosa curável.

A data deste Dia Mundial foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde, em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, pelo médico Robert Koch, como revela o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”.

Em toda a Europa, há 500 mil casos de tuberculose identificados, sendo que, por ano, morrem 40 mil pessoas devido à doença. Pintão Antunes justifica estes números com “a vida promíscua” que os jovens levam e com a falta de vacinação.

Idosos, diabéticos, alcoólicos, insuficientes renais crónicos, transplantados e portadores do vírus HIV são aqueles que têm maior risco de desenvolver tuberculose, após contacto com uma pessoa contaminada.

A principal forma de transmissão é por meio da inalação de gotículas de saliva com o bacilo, que são expelidas pela pessoa contaminada, com a forma pulmonar ativa, por meio da tosse, espirro e até mesmo da fala.