Idade máxima para concorrer à PSP passa para os 30 anos

As candidaturas ao Curso de Formação de Agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) estão abertas até às 23.59 horas de dia 9 de junho (quinta-feira).

Algumas condições de acesso sofrem algumas alterações, sendo que a idade mínima para ingresso foi alterada para 18 anos e a idade máxima para 30 anos à data da abertura do concurso. Antes, o intervalo de idades começava nos 19 e terminava nos 27 anos.

Para além disso, basta agora estar a frequentar o 12º ano de escolaridade, quando nos concursos anteriores era obrigatório apresentar o certificado de conclusão do ensino secundário na altura da candidatura.

“Aos militares que tenham prestado serviço militar em regime de contrato, regime de contrato especial ou voluntariado, o tempo de serviço efetivo prestado é abatido à idade cronológica dos cidadãos, até ao limite de quatro anos”, revela ainda a PSP, em comunicado.

A candidatura é formalizada por intermédio do portal de recrutamento da PSP (https://recrutamento.psp.pt/), sendo que os interessados nesta carreira poderão encontrar esclarecimentos adicionais no portal da PSP (www.psp.pt). Está ainda disponível o email concurso.cfa@psp.pt para esclarecimento de dúvidas.

A candidatar-se a este curso, revela ainda a PSP, são incentivados “todos aqueles que reúnam condições para o efeito e que desejem contribuir para uma sociedade mais segura e inclusiva”, independentemente “da sua ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual”. A PSP “promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, no acesso ao emprego e na progressão profissional, rejeitando e combatendo qualquer forma de discriminação ou extremismo, independentemente da sua origem ou orientação”.