GNR fiscaliza falta de limpeza de terrenos

Já teve início a fase de fiscalização, no âmbito da operação Floresta Segura, desenvolvida pela Guarda Nacional Republicana.

Até dia 31 deste mês, “a fiscalização decorre nos terrenos junto a edifícios em espaços rurais, parques de campismo, aterros sanitários, entre outros”, de acordo com o Major David Pires, chefe da secção SEPNA, do Comando Territorial de Portalegre da GNR.

Para quem reside no campo, o major da GNR deixa alguns conselhos de segurança: “é importante que, em redor da habitação, exista uma faixa de um a dois metros com pavimento não inflamável; deve evitar acumular lenha ou outros produtos inflamáveis junto às casas; deve limpar toda a vegetação que possa servir de combustível ao fogo e limpar os telhados”, entre outras.

Para além da fiscalização, segundo o Major David Pires, a GNR vai também realizar “ações de patrulhamento e vigilância, apoiando ainda no combate aos incêndios rurais”.

A operação Floresta Segura, da GNR, teve início em Fevereiro, com a fase de sensibilização dos proprietários, arrendatários ou outras entidades que detenham propriedades perto de edifícios em espaços rurais. Até ao final deste mês, a GNR está a proceder à fase de fiscalização.