Festival Músicas do Mundo no fim de julho em Sines

O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo lança a sua 22.ª edição, agendada para 22 a 30 de julho, em Sines e Porto Covo, com a apresentação de 20 artistas que afirmam o poder das mulheres, neste regresso do evento, depois de dois anos de paragem devido à pandemia.

Os primeiras artistas confirmadas são, então, por ordem alfabética: Aline Frazão (Angola), Ana Tijoux (Chile), Angélica Salvi (Espanha), Ava Rocha (Brasil), Bia Ferreira (Brasil), Crystal Murray (França), Daymé Arocena (Cuba), Dominique Fils-Aimé (Canadá), Dulce Pontes (Portugal), Hindi Zahra (Marrocos), Letrux (Brasil), Lucie Antunes (França), Marina Satti (Grécia), Marina Sena (Brasil), Maruja Limón (Catalunha – Espanha), Maya Kamaty (Reunião – França), Omara Portuondo (Cuba), Pascuala Ilabaca y Fauna (Chile), Pongo (Angola e Portugal) e Sara Correia (Portugal).

Tenente-coronel Gomes empossado Comandante de Portalegre da GNR

O novo comandante do Comando Territorial de Portalegre da GNR, tenente-coronel António Rodrigues Gomes, tomou posse esta quarta-feira, 11 de maio, substituindo no cargo o Coronel de Infantaria Manuel Barata dos Reis.

A cerimónia foi presidida pelo 2º Comandante-Geral da GNR, Tenente-general Nuno Augusto Teixeira Pires da Silva, nas instalações do Comando da Unidade, em Portalegre.

O tenente-coronel António Gomes é natural de Sátão, no distrito de Viseu, e nasceu a 1 de agosto de 1970. É mestre em Ciências Militares na especialidade de Segurança (GNR), pela Academia Militar. É ainda pós-graduado em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Nova e possui ainda o Curso de Estado-Maior Conjunto, pelo Instituto Universitário Militar (IUM).

Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1993, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, de entre as quais se destacam: Comandante de Pelotão Operacional no Grupo de Instrução de Aveiro, da Escola da Guarda; Instrutor do Curso de Formação de Guardas; Comandante do Destacamento de Trânsito de Viseu; Chefe de Repartição de Programas Especiais; Chefe de Repartição de Trânsito; Oficial de Ligação da GNR no Gabinete Coordenador de Segurança do Sistema de Segurança Interna; Professor no Instituto Universitário Militar do Curso de Promoção a Oficial Superior da GNR e das Forças Armadas; Assessor e Chefe de Gabinete do Comandante da Escola da GNR; Chefe do Núcleo de Legislação e Direito da Escola da GNR; e Técnico Especialista no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna (SEAE). Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.

Bricoelvas procura motorista para entrega de materiais de construção

A empresa de venda de materiais de construção, Bricoelvas, pretende reforçar a sua equipa da área de Armazém e Logística, em Elvas.

Nesse sentido, a empresa elvense está a recrutar um motorista para entrega de materiais de construção, que terá como funções o manuseamento de carga e descargas, a distribuição de encomendas, o embalamento e expedição de artigos, a receção e conferência do material.

O candidato, que deverá ser residente na área, deverá ter experiência com empilhadores, sendo valorizado o dinamismo, capacidade de iniciativa e aprendizagem. A entrada é imediata.

A Bricoelvas oferece “remuneração atrativa”, para além de “bom ambiente de trabalho”, formação inicial e integração em equipa jovem e dinâmica. A oferta de um contrato a full-time.

EHT Portalegre acolhe etapa regional do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre acolheu esta quarta-feira, 11 de maio, a Etapa Regional Sul e Ilhas, do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022.

A iniciativa teve início com um almoço, da autoria desta instituição de ensino, e do Chef Tony Martins, vencedor do concurso, em 2020.

A diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Conceição Grilo, revela que esta “é uma forma de mostrar aos alunos, o caminho que têm pela frente, se quiserem alcançar um lugar de destaque nesta área”, sendo que o chef cozinheiro de cada ano “é sempre uma pessoa que inicia uma carreira de relevo, no setor”, sendo esta uma rampa de lançamento muito importante para a carreira, destes profissionais.

A escolha da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre para acolher esta etapa regional é, para Conceição Grilo, “o reconhecimento da capacidade de organização”, da instituição de ensino em “poder acolher um concurso tão exigente como este”.

Já o chef Tony Martins explica que o facto de ter vencido este concurso, em 2020, lhe abriu várias portas a nível profissional, assim como a “responsabilidade” acrescida, na sua profissão, porque “as pessoas esperam sempre mais, o que incute em nós a vontade de fazer melhor a cada dia, mesmo no meu posto de trabalho”.

Etapa Regional Sul e Ilhas do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022 que decorreu hoje, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

Feira de Doçaria Tradicional destaca o que de melhor se faz em Elvas

A I Feira de Doçaria Tradicional de Elvas vai decorrer no dia 14 de Maio, entre as 11 e as 23 horas, no Claustro do Convento de São Domingos, numa organização da Associação de Desenvolvimento pela Cultura (AIAR).

De acordo com Isabel Pereira, tesoureira na associação, “esta ideia surgiu logo após a realização do arraial da ameixa, mas acabou por ser adiada. O evento pretende dar destaque à doçaria, parte integrante da cultura elvense, e conta com expositores de todo o distrito, e não só. Também a vertente musical vai marcar presença com o Grupo de Cantares de São Vicente e a ARKUS”.

A I Feira de Doçaria Tradicional de Elvas terá entradas livres e vai decorrer no Claustro do Convento de São Domingos.

Homem detido em Avis por violência doméstica

Um homem de 42 anos foi detido, esta segunda-feira, 9 de maio, em flagrante delito, por violência doméstica, no concelho de Avis, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Avis.

Na sequência de uma ocorrência envolvendo uma alegada situação de violência doméstica, os militares da Guarda deslocaram-se rapidamente para o local onde presenciaram o homem a agredir a vítima, sua ex-companheira de 40 anos. No seguimento da ação foram realizadas diligências policiais que culminaram com a detenção do agressor em flagrante.

O detido foi constituído arguido e foi presente ontem, dia 10 de maio, ao Tribunal Judicial de Fronteira.

Jovens socialistas de Campo Maior, Elvas e Badajoz unidos no Dia da Europa

Na passada segunda-feira, 9 de maio, por ocasião do Dia da Europa, jovens socialistas de Badajoz, Campo Maior e Elvas juntaram-se na organização de uma iniciativa conjunta, composta por três eventos consecutivos distribuídos pelos três concelhos.

O ato teve início em Campo Maior, onde se visitou a recém reabilitada zona do castelo e muralhas. Nesta visita foi contextualizado o trabalho de reabilitação, bem como a história do património em questão.

Mais tarde, na Praça da República em Elvas, realizou-se outro evento onde os jovens socialistas apresentaram um grupo de trabalho constituído por elementos das três organizações, cujo objetivo é organizar atividades em torno do tema EuroBEC. Ainda neste momento, foi discutida a importância de se manterem pontes de cooperação e diálogo entre as estruturas raianas.

O dia terminou em Badajoz, na sede do PSOE local, onde foi inaugurado um mural intitulado “a Europa da juventude”, que incorpora ideias e propostas concebidas pelos jovens. Deste mural serão extraídas medidas para trabalhar posteriormente entre as várias estruturas de juventude raianas, de forma a concretizar com a entrega de propostas a Bruxelas.

Esta foi uma iniciativa que contou com a participação ativa de mais de duas dezenas de jovens, distribuídos entre Elvas, Campo Maior, Badajoz e Portalegre. “Através desta ação mobilizadora, marcamos um novo e reformulado período nas relações existentes entre as juventudes socialistas da Eurocidade. Neste momento em que reativados a Juventude Socialista em Campo Maior, pensamos ter tremenda importância a concretização efetiva do projeto da Eurocidade na vida de todos os cidadãos que dela fazem parte. Com este objetivo em mente, criamos um grupo de trabalho autónomo com elementos das 3 localidades que procurarão dinamizar ações que fortaleçam laços e que demonstrem a potencialidade deste projeto na vida comum de qualquer um de nós”, assegura Duarte Vivas, presidente da concelhia da JS de Campo Maior.

Nas palavras do presidente de concelhia da JS de Elvas, Bruno Mocinha, “esta iniciativa marcou o renovar de um trabalho que já tinha começado em 2019. Nesse ano, organizámos, em Elvas, um evento que juntou jovens socialistas de ambos os lados da fronteira, e agora, pela primeira vez, fizemo-lo nos três concelhos da Eurocidade. Lançámos uma equipa de trabalho, para que juntos, e de uma forma constante, consigamos pensar ideias que ajudem a desenvolver a região e a criar pontes de cooperação entre as comunidades”.

Freguesia de Degolados já tem “Atelier das Artes”

O “Atelier das Artes” é a nova aposta da junta de freguesia de Degolados, para ocupar os tempos livres das seniores da freguesia.

Inaugurado recentemente, com atelier de costura e pintura, este espaço era algo que fazia falta na freguesia, há já algum tempo, revela Olga Madeira, secretária da junta de Degolados. “Este atelier das artes é uma forma de ocupação de tempos livre para seniores, e era algo que nos faltava, em Degolados, que vinha sendo pensada há algum tempo, mas ainda não tínhamos conseguido colocá-lo em prática, e agora conseguimos arranjar um espaço, também com o apoio do município”.

O atelier das artes funciona, em duas salas do rés-do-chão, do edifício do antigo Centro de Dia de Degolados, um espaço que se encontrava desocupado.

Olga Madeira adianta que os ateliers decorrem às quartas-feiras, das 9.30 às 15 horas, contando já com 20 pessoas inscritas, e as pessoas podem participar apenas num atelier ou, nos dois, se assim o entenderem.

Para já existem estes dois ateliers, de costura e pintura, mas é objetivo desenvolver mais, “numa partilha entre as formadoras e as seniores da freguesia”.

Degolados que conta já com um atelier das artes, para ocupar os tempos livres das senhoras, da freguesia, sendo estes ministrados pelas funcionárias do município, Eunice Vieira, responsável pela costura e Cristina Sabino, pela pintura.

Euromilhões: “jackpot” de 215 milhões para apostador no Reino Unido

O primeiro prémio do Euromilhões, em jogo no sorteio de ontem, 10 de maio, no valor de 215 milhões de euros, saiu a um único apostador no Reino Unido.

Para Portugal vem um segundo prémio de 211 mil euros, sendo que outros cinco apostadores, no estrangeiro, também foram contemplados com este valor.

O terceiro prémio, de quase 27 mil euros, saiu a 11 jogadores, dois deles com aposta registada em território nacional. Os 1.300 euros do quarto prémio saíram a 71 apostadores, sete em Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 3, 25, 27, 28 e 29 e as estrelas 4 e 9.

A informação apresentada não dispensa a consulta do portal dos Jogos Santa Casa.