Poupança de combustíveis e do meio ambiente no “Ambiente em FM”

Circular mais devagar, na estrada, pode poupar o ambiente, sendo que menores velocidades e uma condução mais suave podem resultar numa poupança de 20 por cento no consumo de combustíveis.

Ainda antes do eclodir da guerra na Ucrânia, revela José Janela, da Quercus, na edição desta semana do “Ambiente em FM”, estimava-se que, através de uma melhor condução, só em Portugal, era possível poupar-se 800 milhões de euros. “Mas há também uma contradição no sistema económico, pois o PIB (Produto Interno Bruto) mede tudo aquilo que é comprado e vendido. Se o preço subir aumenta o PIB, o que não reflete a parte ambiental”, assegura, ainda assim.

No passado já se limitaram as velocidades. Em 2011, por exemplo, recorda José Janela, “para fazer face à crise económica, baixou-se a velocidade máxima em Espanha. O governo espanhol anunciou que o limite de velocidade nas autoestradas espanholas poderia voltar a passar de 120 para 110 quilómetros/hora, uma medida destinada a reduzir o consumo de gasolina e gasóleo”, lembra.

A verdade é que a grande maioria dos automóveis tem um bom desempenho quando circula na média dos 90 km/h. Cada km/h a mais implica gastar mais um por cento de combustível.